Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Galeria abriga artes no plural

Espaço abriga ações de fotografia, artes plásticas, design, moda, dança e formação cultural

Foto: Eric Gomes/Secult-PE

Foto: Eric Gomes/Secult-PE

Por Guilherme Gatis

Os shows musicais do palco Guadalajara são as principais atrações para a maioria do público que freqüenta o Festival de Inverno de Garanhuns. No entanto, bem próximo do maior palco do FIG há um local que é tão representativo como perfil do festival quanto os grandes shows, por concretizar um de seus principais objetivos: promover a integração entre diversas linguagens culturais.

Ocupando o antigo prédio do Fórum de Garanhuns, a Galeria das Artes foi pensada como ambiente agregador de diversas manifestações artísticas. O espaço, que abre as portas para visitações nesta sexta-feira (19), abriga exposições de artes plásticas, design e fotografia, além de servir como laboratório para oficinas, e de palco para intervenções de dança.

Seus diversos corredores e salas sugerem uma integração entre fotos que parecem pinturas, pinturas feitas a partir de fotos, mulheres de traços delicados e expressões fortes ou envoltas numa estética infantil, ao lado de uma exposição de pôsteres de artistas pernambucanos. “Organizamos o espaço desta forma para que os visitantes possam circular por diferentes linguagens que, reunidas aleatoriamente, dialogam entre si”, comenta Cecília Pessôa, coordenadora de Design e Moda da Secretaria de Cultura.

Foto: Eric Gomes/Secult-PE

Foto: Eric Gomes/Secult-PE

 

A artista plástica Simone Mendes é uma das artistas que participará da Galeria. Seres Invisíveis é a sua exposição de estreia. “Comecei como ilustradora para o mercado editorial, mas atualmente estou investindo neste caminho mais autoral”, comentou Mendes, que já tem exposições agendadas para o segundo semestre.

A Galeria das Artes fica na avenida Dantas Barreto, 44, e estará aberta para visitações das 14h às 20h, desta sexta (20) até o próximo sábado (27).

DANÇA

No domingo (21) a Galeria das Artes receberá três números de dança. A partir das 18h as intervenções, que também envolvem videoarte e música ao vivo, ocuparão o hall e os corredores do espaço. O grupo Gardênia Coleto apresentará “Âmbar: três bailarinas de Degas”; Helijane Rocha apresentará o solo Ela Sobre o Silêncio; já a paraibana Denilce Freitas executará o solo Saídas, com classificação etária de 18 anos.

FORMAÇÃO

Em meio aos produtores e artistas que finalizavam a organização de suas exposições, um grupo de jovens se destacava em um ambiente cuja porta recebeu uma gigantesca pintura de uma boca. São os alunos que participavam da aula final da oficina de montagem de exposição organizada pelo projeto Boca Livre, ação de formação cultural patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à cultura (Funcultura).

Atuando em quatro eixos (montagem de exposição e curadoria; patrimônio e preservação; produção de montagem; e design tipográfico), o Boca Livre também ocupará a Casa das Artes durante o FIG. “Percebemos que existe uma lacuna nessas áreas e por isso investimos na formação de novos montadores de exposição”, comentou Enaile Lima, da produtora Caramiolas Lab, responsável pelo Boca Livre.

Outras cinco ações de formação – duas palestras e três oficinas – também estão previstas para o espaço. Na quinta-feira (25), às 19h, será ministrada a palestra A Estética do Nordeste Aplicada à Moda, ministrada por Roberta Duarte e Rebecca Menezes. Já na sexta-feira (26), ocorrerá uma palestra institucional sobre o Funcultura, abrangendo as linguagens de Artesanato, Artes Plásticas, Artes Integradas e Design e Moda.

Duas oficinas realizadas na Galeria das Artes são relacionadas ao universo da moda. Entre os dias 20 e 22 a facilitadora Danielle Silva Simões Borgiani, doutora em design pela UFPE, ministrará a oficina de Planejamento de Minicoleções. Já Tarsila Guimarães Ferreira, da La Abuela, ministrará a oficina Criação em Bordados, entre os dias 20 e 24.

A oficina de Curta Experimental, que tem como objetivo a introdução aos diversos elementos das videoartes, videodanças e videopoemas, também será realizada na Galeria das Artes, entre os dias 22 e 26. As aulas serão ministradas pela pesquisadora Alice Gouveia.

Os interessados devem se inscrever na secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na Praça Dom Moura, s/nº, Centro, Garanhuns/PE). Aqueles que não residem no município e desejarem se inscrever devem entrar em contato com a Diretoria de Formação da Fundarpe/Secult pelo endereço eletrônico oficinasfig2013@gmail.com ou pelos telefones (81) 3184. 3113 ou 3184.3109.

< voltar para home