Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Garanhuns recebe ações de design e moda

Espaço Design & Moda é parada obrigatória para quem gosta do tema

Espaco Design e Moda é destaque no 22° Festival de Inverno de Garanhus (Foto: Beto Figueiroa/Secult PE)

Espaco Design e Moda é destaque no 22° Festival de Inverno de Garanhus
(Foto: Beto Figueiroa/Secult PE)

Por Cecília Almeida

Um espaço arrojado, que busca divulgar diferentes projetos de design e moda, além de capacitar novos profissionais. Instalado na rua Dantas Barreto durante o 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Espaço Design & Moda abriga diversas ações simultâneas, que vão desde oficinas de formação até desfiles.

São diversos ambientes, quase todos decorados com trabalhos de estudantes de moda e design ou com materiais customizados. Logo na entrada, uma cafeteria dá acesso ao Espaço Garimpo, que comercializa peças de diversas marcas pernambucanas. Pelos demais corredores do local, o visitante tem acesso a exposições, roupas e ao Laboratório Criativo, sala onde são realizadas oficinas de temas variados.

Oficina de origami com materiais reciclados no Espaço Moda & Design. Foto: Beto Figueiroa/Secult PE

Oficina de origami com materiais reciclados no Espaço Moda & Design. Foto: Beto Figueiroa/Secult PE

Todos os dias, um assunto diferente é abordado no laboratório, como explicou o designer de produtos Noá Jofilsan, envolvido na montagem do espaço. Na terça (17/7), o designer ministrou oficina de customização de tecido. Esta quinta, o tema foi origami com materiais reciclados. Os participantes que chegaram no local puderam produzir suas próprias peças a partir de um trabalho de dobradura de papelão retirado de caixas de leite. Em duas horas, foram criados brincos, móbiles, chaveiros e objetos de decoração. “É muito legal quando chega no final e todo mundo sai daqui com alguma coisa pronta”, afirmou Jofilsan. Na sexta-feira (20/7) a oficina é de ilustração de moda, das 15h às 17h.

Abertas à visitação, algumas exposições também incrementam o lugar. “Ver, Vestir e Cantar: Jovens Gonzagas do Sertão”, da designer Flávia Lira, apresenta dez looks e três painéis com temática sertaneja. Já a “Ocupação Moda Sertão Vintage” consiste em exposição de fotos, roupas e peças desenvolvidas por estilistas e designers com a temática “Sertão: Estética da Resistência”.

As peças do Espaço Garimpo e do brechó Sertão Moda Vintage também são utilizadas em desfiles que transformam a rua Dantas Barreto numa passarela. Na quarta (18/7) e quinta (19/7) alguns looks foram apresentados. Na sexta (20/7), o Espaço abriga o lançamento do Zine Pantim, projeto do editor de moda e stylist Nestor Mádenes, a partir das 10h.

Outras ações de moda e design ocorrem nas ruas, ao redor de um ponto localizado na av. Santo Antônio, próximo ao Palco Cultura Popular. Sábado (21/7), último dia do FIG, a equipe estará na rua para dar dicas de tendências de moda a quem estiver passando por lá. Além disso, um cortejo de guarda-chuvas customizados irá tomar o centro de Garanhuns, a partir das 15h.

< voltar para home