Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Música e dança para formar cidadãos

Socioeducandos da Funase Garanhuns participam de oficinas de DJ e Dança de rua

Jovens aprendem a arte do Disc Jockey (Foto: Ricardo Moura)

Jovens aprendem a arte do Disc Jockey (Foto: Ricardo Moura)

por Leonardo Vila Nova

Há vida lá do lado de fora, além das grades e paredes. E há um desejo de ultrapassá-las, para poder olhar o mundo e ser alguém no mundo. Esse sonho é vivido por vários jovens que se encontram hoje na Funase. E para alcançá-lo, é preciso trilhar caminhos transformadores da alma. A música e a dança são esses caminhos possíveis, capazes de repercutir profundamente dentro de si. Durante o FIG 2013, os socioeducandos estão participando de oficinas de DJ e dança de rua, que acontecem até esta sexta (26). Essa é uma oportunidade de proporcionar melhores perspectivas para esses jovens.

Cerca de 50 jovens estão divididos entre as duas oficinas. Nas aulas, eles aprendem a manusear os equipamentos utilizados pelo Disc Jockey ou, na oficina de dança de rua, o passo a passo básico para se tornar um dançarino. ”O bom dessas oficinas é que são atividades que interessam aos meninos. As artes de rua atraem esses jovens. Para o processo de ressocialização deles, isso é de suma importância. Como naturalmente essas atividades já interessam a eles, é bem possível que isso se torne um estímulo para que eles sigam um outro caminho, o da arte“, explicou Daniele Medeiros, advogada da unidade de Garanhuns.

O socioeducando L.R., 20 anos, está participando da oficina de DJ. Nunca tinha se deparado com aqueles equipamentos, mas tem se interessado muito em aprender. E ele já compreendeu o sentido das aulas. “É uma coisa boa porque a gente conhece coisas novas, aprende que pode ter uma oportunidade de seguir uma profissão, de DJ, talvez, e sair daqui bem melhor“, declarou. D.V., 18 anos, também na oficina de DJ, já disse que quer se tornar profissional. “Eu vou dar orgulho à minha mãe quando sair daqui. É o que ela quer pra mim e é o que eu vou fazer quando virar DJ”.

< voltar para home