Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Encontro sonoro de Alaíde Costa e Gonzaga Leal abre programação do FIG 2015

Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta-feira (16), com a apresentação do show "Porcelana", que mesclará canções de grandes compositores brasileiros com textos de Luzilá Gonçalves

Georgia Branco/Divulgação

Georgia Branco/Divulgação

Porcelana é fruto de uma parceria que os dois artistas vêm realizando há mais de dez anos pelo Brasil

Bruno Souza

Considerado como um dos maiores eventos culturais do Brasil, o FIG inicia, nesta quinta-feira (16), as atividades que movimentarão Garanhuns nos próximos dez dias. Em sua 25ª edição, o Festival de Inverno presta uma homenagem à escritora garanhuense Luzilá Gonçalves que, além de participar ativamente de vários momentos da programação, contará, na abertura oficial, com um momento especial dedicado à sua obra: a leitura de trechos do romance Rios Turvos, feita pela atriz pernambucana Ceronha Pontes, dentro do show Porcelana, de Alaíde Costa e Gonzaga Leal, agendado para acontecer às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado.

O espetáculo, prévia de um disco que será lançado em breve, marca a amizade entre os dois músicos que, embora sejam de gerações e regiões diferentes, comungam da mesma paixão pela música brasileira. “Iremos passear por canções de Capiba, Caetano Veloso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Hermínio Bello de Carvalho, Luiz Gonzaga, além de árias de Villa Lobos e Antônio Carlos Gomes. A apresentação é uma celebração à MPB, e é fruto de um projeto que estamos realizando há mais de dez anos pelo país, e que, logo, logo, ganhará um registro fonográfico, batizado com o mesmo nome do show, Porcelana“, disse Gonzaga Leal. Sobre a parceria com Alaíde Costa, o cantor não escondeu a admiração que sente por ela e o orgulho de dividir o palco com um dos medalhões da cultura brasileira. “Para mim, é uma honra participar do FIG ao lado dela (Alaíde). Não é todo mundo que completa 50 anos de carreira, com essa integridade e lucidez a respeito de seu ofício. Alaíde já dialogou com Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes, Johnny Alf, João Donato, só para citar como exemplos, e vamos presentear o público pernambucano, no FIG, com a presença dessa artista que teve o privilégio de atravessar pelo menos meio século do que se produziu na música popular brasileira. Ainda teremos a participação de Ceronha, que abrilhantará nosso com a leitura dos textos de Luzilá Gonçalves”, afirmou Gonzaga. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Maurício Cézar (piano e bandolim), Cláudio Moura (violões e viola), Adilson Bandeira (sax, clarone e clarinete) e Tomás Melo (percussão).

Sobrado 423/Divulgação

Sobrado 423/Divulgação

Ceronha Pontes fará uma participação especial no show Porcelana

Recém-apresentada à obra de Luzilá Gonçalves, a atriz Ceronha Pontes está entusiasmada com o desafio que lhe foi proposto em homenagear a autora. “Aceitei o convite com muita alegria, mas confesso que não estava familiarizada com os escritos de Luzilá. Separei trechos do romance Rios Turvos, que narra a trágica história amorosa do português Bento Teixeira com a brasileira Filipa Raposa, para apresentar durante o show de Gonzaga e Alaíde – dois artistas que admiro profundamente. Entrarei no palco logo após a canção Me deixa em paz, esse grande clássico do cancioneiro popular imortalizado na voz de Alaíde Costa, e serei acompanhada pelo violão de Cláudio Moura, que vai me dá um suporte. Espero que o público goste, pois estamos bastante empenhados nessa homenagem”, contou.

De acordo com Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco, esses encontros que o FIG promove são estratégicos para valorização da identidade cultural de nosso Estado. “O que acontece em Garanhuns é um grande encontro cultural e artístico da cultura brasileira. Cultura só se faz com interação e troca. E a presença majoritária de artistas, produtores e de ações culturais nacionais vinculadas à nossa identidade e diversidade cultural não só fortalece o nosso Estado, como cria um ambiente propício de afirmação da força cultural de Pernambuco em todo o país”, disse.

Já, no Palco Dominguinhos, antiga Praça Guadalajara, a primeira noite de shows será marcada por vozes femininas. Dando o pontapé inicial na programação do FIG 2015, quem abre a jornada musical, a partir das 21h, é a cantora Kiara Ribeiro. Também passarão pelo palco as cantoras Renata Rosa, que lança o seu novo disco Encantações, e Isaar junto com o coral Voz Nagô. Encerrando a noite, a voz marcante de Ana Carolina, que vai embalar o público com sucessos como Garganta, Quem de nós dois e Encostar na tua.

Acesse aqui a programação completa do FIG 2015.

< voltar para home