Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

FIG 2019 leva programação de gastronomia para a Comunidade Quilombola de Castainho

Com tema Sustentabilidade, atividades deste ano se dividem entre o polo montado no Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns e o quilombo, localizado na zona rural da cidade

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Várias oficinas e vivências gastronômicas serão oferecidas na Comunidade Quilombola de Castainho

A programação de gastronomia do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano terá um recorte social, com a inclusão do Quilombo Castainho como ponto de realização de atividades a partir da sexta-feira (19). A comunidade tradicional localizada na zona rural da cidade receberá vivências gastronômicas, mesas temáticas, oficinas e lançamento de livro. As ações também acontecem no Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, com rodas de conversas e apresentações de chefs de cozinha. O tema deste ano é Sustentabilidade.

“Havia uma demanda da comunidade para ações formativas em gastronomia. Em parceria com o IPA (Instituto de Pesquisas Agropecuárias), implementamos uma horta em Castainho e essa horta irá alimentar as ações do polo de Garanhuns. Foi importante porque Castainho já tem, historicamente, uma relação com o FIG por causa de outras ações”, contou Ana Claudia Frazão, assessora de Gastronomia da Secult-PE/Fundarpe.

No Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, onde está montado o polo de gastronomia na área urbana, a agenda começa no sábado (20) com o tema Sabedoria e Ancestralidade, das 15h às 18h. No dia seguinte, domingo (21), haverá o lançamento do livro “Vida quer Viver”, seguido de bate papo com a autora Sônia Hirsch, das 18h às 19h30. Outros temas tratados na programação são as PANCS (plantas alimentícias não convencionais) e PIAL (Plantas incríveis, alimento livre), além de soluções sustentáveis para merenda escolar, hospitalidade e restauração.

Elimar Caranguejo/Secult-PE/Fundarpe

Elimar Caranguejo/Secult-PE/Fundarpe

O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns sedia o polo gastronômico do FIG

No dia 26 (sexta-feira), a chef Carmem Virgínia, do restaurante Altar – Cozinha Ancestral, apresenta criações inspiradas no homenageado do FIG, Jackson do Pandeiro. A partir das 14h, ela comanda uma aula-show com três pratos criados a partir das canções dele. “Criei uma sobremesa batizada de Chiclete com Banana, que será um dos carros-chefes da degustação. Assim como Jackson, vou unir nossas raízes ao que tem de mais sofisticado na gastronomia nordestina, num menu que contemplará o sertão e o mar”, adianta Carmem.

Serviço
Gastronomia no FIG
Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns: Rua Dantas Barreto, 44, bairro de São José (algumas atividades acontecem no Quilombo Castainhos, zona rural de Garanhuns)

< voltar para home