Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Formação da leitura infantil é tema de debate com Luzilá Gonçalves

Debate na Praça da Palavra discute o papel dos livros na educação infantil

Por: Raquel Holanda

O papel dos livros na formação infantil foi o tema do debate realizado com Luzilá Gonçalves na tarde desta quinta-feira (23), na Praça da Palavra. A conversa da escritora com o público foi mediada pelo jornalista Joderval Duarte.

A formação infantil através da literatura é um assunto caro à escritora Luzilá Gonçalves. Ter uma plateia formada com profissionais e pais preocupados com a formação infantil hoje é algo bastante importante para a escritora. “Esse público que veio é interessante e inteligente, quer saber das coisas, descobrir novos escritores e vivências da leitura infantil”, explicou Luzilá Gonçalves.

Um dos temas levantados durante o debate foi a adaptação da literatura para outras mídias. Para Joderval Duarte é preciso que as histórias infantis sejam levadas para o teatro, por exemplo. “Isso pode estimular as crianças para a leitura dessas histórias”, comentou o jornalista. “Acho que a tecnologia pode ajudar na leitura, pela acessibilidade que ela permite, mas é preciso que esse meio convide as crianças para a leitura”, falou a pedagoga Janaína Alves, que participava da discussão da plateia.

Para a escritora Luzilá Gonçalves ao dar sua opinião sobre a relação entre a literatura infantil e a tecnologia vê esse processo como uma adaptação que requer atenção. “É perigoso, porque é muito fácil. Essa facilidade que a televisão tem é perigosa, mas podemos encontrar o que de bom essa tecnologia tem para a gente. Mas nada substitui o livro”, disse Luzilá Gonçalves, que ainda comentou que o livro tem um cheiro e seu papel tem uma função especial na leitura.

< voltar para home