Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Fotógrafos pernambucanos expõem novos trabalhos

Por: Marina Suassuna

Quem visitar a Casa Galeria Galpão durante o 26º Festival de Inverno de Garanhuns vai encontrar uma produção consistente na área da fotografia. Ensaios de fotógrafos pernambucanos dos mais variados estilos, abordagens e poéticas estarão expostos no local entre os dias 24 e 30 de julho.

Um dos trabalhos mais inusitados, segundo o coordenador de fotografia da Secult-PE Jarbas Araújo, se chama Labá + O Som das Imagens, do fotógrafo e músico Ricardo Labastier. Fragmentos de ensaios fotográficos realizados pelo artista em diferentes épocas e contextos estarão sendo projetados em vídeo enquanto ele executa uma trilha sonora ao vivo. A partir de instrumentos percussivos juntamente com bases eletrônicas gravadas em estúdio, Labá vai criando uma atmosfera para as imagens. “São imagens que sugerem vários conceitos, desde a sessão que fiz nos prostíbulos da Bahia, numa pegada mais poética do que documental até a fotografia mais brasileira, em que sai rodando pelo Nordeste, passando por ensaios sobre o Rio São Francisco e sobre as texturas barrocas de igrejas. Tudo muito ligado ao meu próprio estilo de fotografar.”

Iezu Kaeru

Iezu Kaeru

Tatá Raminho de Oxóssi foi homenageado pelo fotógrafo Iezu Kaeru

Outro trabalho que promete chamar atenção do público é Tatá Raminho de Oxóssi – A Imagem da Resistência, de Iezu Kaeru, que faz uma homenagem aos 80 anos de um dos pais de santo mais representativos do Brasil, criador da Noite dos Tambores Silenciosos. Segundo o fotógrafo, sua proposta é criar um ambiente para que as pessoas possam não apenas contemplar as imagens, mas também sentir a energia do candomblé e suas oferendas, num misto de exposição com instalação.

Elysangela Freitas

Elysangela Freitas

Copo em movimento – Corpo em Fluxo, de Elysângela Freitas é um dos destaques da programação

A fotografia feminina estará representada pelos trabalhos de Karla Gonçalves e Elysângela Freitas. Como pensar o corpo dançante na fotografia contemporânea perante as novidades tecnológicas? Como a energia corporal do dançarino poderia ser captada pela máquina fotográfica digital? São essas as questões norteadoras da exposição Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo, de Elysângela Freitas. Seu objetivo é agregar o estudo das linguagens da dança popular com o da fotografia, questionando se os corpos que sempre tomaram parte do espetáculo de manifestações populares como maracatu, cavalo-marinho e toré também se tornam espetáculo em si.

Já Karla Gonçalves contribui para o debate acerca da construção de subjetividades femininas. Em Antes da Mulher, a artista fala de uma experiência do feminino através da reflexão e construção de imagens que partem de um tesouro pessoal: seu próprio corpo na relação com um álbum de fotos de desconhecidos, protegidos pelo arquivamento da mãe. Não se sabe a história de cada pessoa retratada, mas a reflexão proposta pela fotógrafa surge da ideia de que, de alguma maneira, estes homens produziram sentidos sobre como viver o feminino.

Dominique Berthe

Dominique Berthe

Dominique Berthe lança ‘Paisagens’ em Garanhuns

Publicações de fotografias também poderão ser prestigiadas pelos visitantes na Praça da Palavra, onde acontece, no sábado (23), o relançamento do livro Paisagens, da fotógrafa francesa radicada no Recife Dominique Berthé, que foi registrando, ao longo dos últimos 20 anos, os detalhes, cicatrizes e marcas do que encontrava de belo nas suas passagens. Na ocasião, a autora também dará palestra junto com a pesquisadora Maria Alice Amorim. Já no domingo (24), será lançado, no mesmo local, o livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte, de Luiz Netto e Bart van Dorp.

Confira a programação completa de Fotografia durante o 26° Festival de Inverno de Garanhuns.

Serviço

Casa Galeria Galpão
De 24 a 30 de julho | 17h às 22h
Endereço: Av. Dantas Barreto, 34

Exposição: O Som das Imagens | Projeção e Intervenção Musical: Labá + O Som das Imagens
Ricardo Labá

Exposição: EcoExpedições
Luiz Netto, Bart van Dorp, Chico Rasta

Exposição: Antes da Mulher
Karla Gonçalves

Exposição: Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo
Elysangela Freitas

Exposição: Tatá Raminho de Oxóssi – A Imagem da Resistência
Iezu Kaeru

Exposição: Admirável Sertão Novo
Pedro Moreira, Zé Lucas e Elias Roma Neto

Praça da Palavra

Sábado, 23/7
16h – Relançamento do livro ‘Paisagens’ e palestra com Dominique Berthé e Maria Alice Amorim

Domingo, 24/7
20h – Lançamento do livro Expedição Pernambuco – O Leão do Norte Luiz Netto e Bart van Dorp

< voltar para home