Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Maracatus e muito frevo marcam o domingo do FIG 2014

Por: Roberto Moraes Filho

Em seu segundo dia de programação, domingo (20), o Palco Cultura Popular se transformou em uma verdadeira passarela artística. Nela, cortejos que saiam de vários pontos do centro de Garanhuns, passaram a se concentrar para desfilar a beleza e a alegria contagiante de suas apresentações.

Entre os destaques do início da manhã, o Maracatu Nação Leão Coroado, um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, convidava o público em seu cortejo a caminho da Av. Santo Antônio, para uma bela apresentação que foi marcada pelo colorido de suas passistas e a forte batucada formada por 50 integrantes.

O Leão Coroado, que iniciou sua história cultural no ano de 1863, é a mais antiga nação do Estado, e tem Mestre Afonso, líder de seus tambores há 18 anos, como presidente e herdeiro da tradição. Ao final da apresentação, Mestre Afonso disse que é uma questão de honra para o folguedo participar do FIG. “A emoção é muito grande em sair de Águas Compridas, com boa parte dos nossos integrantes, para participar deste evento. Podemos nos considerar privilegiados”, ressaltou.

Eric Gomes

Eric Gomes

Maracatu Nação Leão Coroado, um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco

Outro destaque foi o Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, que irá completar no dia 15 de dezembro 100 anos de fundação, sendo considerado o grupo de baque solto (ou maracatu rural) mais antigo de Pernambuco. Sob o comando pelo Mestre Dedinha, o folguedo interagiu com o público, animando com seu ritmo o cortejo iniciado na Av. Santo Antônio. Para a aposentada Tereza Mello, que acompanhava as apresentações do Palco Cultura Popular, a impressão do pólo era esta: “Não poderíamos ter atrações melhores. Venho sempre para este palco por ter uma programação cultural que muitas vezes não assistimos durante o ano todo”, comentou.

Já no final da tarde, o público foi contemplado com um repertório de muito frevo instrumental, contando com a bela coreografia dos passistas integrantes do Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro. A atração não poupou gingado para transformar a tarde de julho em Garanhuns numa “prévia carnavalesca”, interpretou clássicos como “Vassourinhas”, “Festa do Interior”, “Me segura se não eu caio”, entre tantas outras, deixando o público querendo ainda mais, e na expectativa para a apresentação dO Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.

O presidente do bloco, Cid Cavalcanti, saudou a cidade fazendo menção ao saudoso sanfoneiro Dominguinhos: “Hoje o grande e ilustre mestre da cidade está fazendo a regência de suas composições em um palco azul, na Garanhuns do céu”, disse Cid, emocionando o público. Logo após a saudação, vieram as interpretações de composições como “Último regresso”, “Evocação nº 1” e “Frevo da Saudade”, acompanhadas pelo belo desfile dos integrantes do bloco.

Eric Gomes

Eric Gomes

Passista do Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro

 

< voltar para home