Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Objetos deteriorados são matéria-prima de expositor do FIG 2015

Caio Lobo é o responsável por "Contrafluxo"

Por: Ana Beatriz Caldas

Afrontando os padrões do design atual, a única exposição do gênero na Casa Galeria Galpão desse ano, “Contrafluxo”, marca o início promissor da carreira do garanhuense Caio Lobo, que expõe ao público pela primeira vez seus móveis trabalhados manualmente. Lona velha, pinus mofado, ferro enferrujado… tudo que poderia ser visto como lixo ou desperdício serve para dar vazão ao imaginário do artista, que crê que o design de móveis não deve ser padronizado, e sim, renovado. “Comecei a me interessar pelo design de móveis há cerca de três anos, quando percebi que as possibilidades eram muitas e que não só as tendências podem render bons resultados“, conta.

Rodrigo Ramos/Secult-PE

Rodrigo Ramos/Secult-PE

O designer Caio Lobo, natural de Garanhuns

Há muito mais tempo, no entanto, Caio vivenciava o design. Sua mãe é dona de uma antiga loja de artigos de decoração e móveis em madeira da cidade e, durante toda a infância e início da fase adulta, Caio conviveu com as mais diversas formas de arte e criação. Apesar da influência da família e da terra natal, foi preciso mudar de ares para seguir os rumos desejados. “A loja existe desde antes de eu nascer e aprendi muito por causa disso, mas atualmente vivo em São Paulo, onde pretendo seguir no design e consolidar minha linha de móveis, com peças únicas, feitas à mão e que fujam do que estamos acostumados a ver atualmente“, diz.

Rodrigo Ramos/Secult-PE

Rodrigo Ramos/Secult-PE

A exposição também contou com a participação de artistas visuais

As dez peças são únicas e, a exemplo da inusitada Cadeira Marionete, têm chamado a atenção do público. Para ajudar no conceito da exposição, a primeira individual de sua linha de móveis, o artista chamou os pintores Glauber Arbós e Bozó Bacamarte, também pernambucanos, que realizaram intervenções visuais na instalação, que pode ser conferida até o dia 25 de julho, na Casa Galeria Galpão, e através da fanpage do artista, que também estará presente na Design Week da capital paulista, de 12 a 16 de agosto.

< voltar para home