Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival de Inverno

Projetos e intervenções de moda e design ocupam Garanhuns

Programação na Casa Galeria Galpão tem início no domingo (24)

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos

A Casa Galeria Galpão, onde acontecerão todas as atividades de Design e Moda, vai funcionar entre os dias 24 e 30 de julho, das 17h às 22h

Exposições, brechó criativo, performances, rodas de conversa e outras ações especiais nas áreas do Design e da Moda vão ocupar novamente a Casa Galeria Galpão, um dos 22 polos do Festival de Inverno de Garanhuns. O espaço será aberto ao público no domingo (24) e contará ainda com Café e área de lounge para encontros e diálogos entre público e artistas convidados.

Janaína Branco é assessora de Design e Moda da Secult-PE e destaca também a intervenção ‘Espaço Biodigital’, desenvolvido pela empresa BI/OS, de arquitetura e design. “O ambiente foi construído tendo como inspiração as formas da natureza. Será uma oportunidade para o público entrar em contato, dialogar e compartilhar conhecimento a respeito dessa forma de projetar e conceber objetos”. Dentro do espaço haverá ainda a palestra ‘Design Biodigital – um novo paradigma’, com Rafael Rattes, Paulo Carvalho e Isac Filho. O encontro está marcado para o dia 29 de julho, às 17h30.

Zaca Oliveira Arruda

Zaca Oliveira Arruda

Público poderá conhecer o Espaço Biodigital

Outro destaque da programação é o Projeto SAIA, criado pelos garanhuenses Renato Moraes, Elvis Bittencourt e Gláucia Terra. “O projeto é uma fotoinstalação com imagens surrealistas e que trata de pessoas que se encontravam engessadas e de alguma forma saíram dessa situação. Quem posou no ensaio fotográfico passou por algum processo de superação, fosse uma doença ou um problema familiar, e teve que, a partir disso, mudar sua opinião sobre a vida”, explica Renato Moraes.

As fotografias e figurinos da mostra estarão expostas na Casa, que receberá ainda a Performance Saia Madah Takai. “Uma expressão que se aproxima bem do Projeto Saia é a dança expressionista. Neste sentido, vamos levar uma dançarina especializada em Butoh, que é uma dança japonesa. A dançarina estará toda de branco, numa maquiagem mais melancólica, representando todas as mulheres que foram fotografadas”, comenta Elvis Bittencourt. A apresentação será realizada na sexta (29), às 20h.

Sem título

O ‘Projeto Saia’ questiona o processo de ‘coisificação’ das pessoas na sociedade contemporânea

A Casa acolherá também um brechó com peças garimpadas do mundo inteiro e de várias épocas da história, chamado AcervoBoutique, criado por Carol Monteiro e Maria Rosa Pereira. “Sou figurinista e trabalho com garimpo há mais de dez anos. Maria Rosa qé colecionadora e formada em artes. Já fizemos várias edições desse projeto com a proposta de divulgarmos e estimular a moda de brechó, sugerindo posturas mais sustentáveis no universo da moda”, pontua Carol.

Divulgação

Divulgação

Uma das ações de moda, o Acervo Boutique Brechó vai levar ao público peças de várias épocas e partes do mundo

A programação traz também a exposição de design e artesanato ‘Arte: Fato e Feito do Interior’, de Bruna Matos e Marcella Vasconcelos, que busca a utilização de peças de artistas da região, bem como elementos característicos da cultura pernambucana. Outra intervenção é a ‘Experimenta: Construindo a moda colaborativa’, com Arthur Boulitreau, Cecília Pessôa, Renata GWanderley e Rodrigo Aquino.

“Neste último caso, a ideia é deixar um grande tecido na Galeria Galpão que durante o FIG vai receber várias intervenções do público que passar por lá. Depois, já nos últimos dias, serão produzidas e distribuídas peças com este tecido contendo QR-Codes que identifiquem quem interferiu naquela peça”, revela Janaína Branco.

A Casa Galeria Galpão, onde acontecerão todas as atividades, vai funcionar entre os dias 24 e 30 de julho, das 17h às 22h, com entrada gratuita.

Confira a programação completa de Design e Moda durante o 26º Festival de Inverno de Garanhuns

Serviço
Casa Galeria Galpão
24 a 30 de julho | 17h às 22h
Endereço: Av. Dantas Barreto, 34
Gratuito

Espaço Biodigital
BI/OS

AcervoBOUTIQUE
Carol Monteiro e Maria Rosa Pereira

Experimenta: Construindo uma moda colaborativa
Arthur Boulitreau, Cecília Pessôa, Renata GWanderley e Rodrigo Aquino

Exposição “Arte: Fato e Feito do Interior”
Bruna Matos e Marcella Vasconcelos

Projeto SAIA
Renato Moraes, Elvis Bittencourt, Gláucia Terra

Roda de Conversa “Design Biodigital – um novo paradigma”
BI/OS – Rafael Rattes, Paulo Carvalho e Isac Filho
Sexta-feira, 29/7 | 17h30

Performance SAIA
Madah Takai
Sexta-feira, 29/7 | 20h

Flash day
Marcelo Meneses
Domingo, 24/7 – 17h às 22h
De 25 a 29/7 – 19h às 22h

Hair Instiga
Belle Souza
De 26 a 30/7 – 19h às 22h

< voltar para home