Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Bianor Mendonça ganha pesquisa biográfica por sua atuação cultural em Camaragibe

Projeto de pesquisa apresenta um cidadão comum como importante influenciador no desenvolvimento cultural durante os anos 50/60 no municipio de Camaragibe

Divulgação

Divulgação

A pesquisa teve inicio no ano de 2017, tendo como principal ponto de partida o Cine Teatro da cidade que leva o seu nome

O projeto “Bianor – Trajetórias e Memórias” apresenta a história de Bianor Mendonça Monteiro, trabalhador engajado em suas atividades, que fez sua vida entrelaçar à memória social de sua cidade, Camaragibe, através da participação ativa na política, na organização e na produção da cultura popular. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o resultado do trabalho será apresentado neste sábado (23), às 19h, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. Além do lançamento do livro Bianor – Trajetórias e Memórias, haverá recital poético com a performer Tayná Leite e o solista Carlos Alberto Filho Collier.

Divulgação

Divulgação

Projeto conta com ncentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

A pesquisa teve inicio no ano de 2017, tendo como principal ponto de partida o Cine Teatro da cidade que leva o seu nome. “Bianor – Trajetórias e Memórias” é uma realização do Pós–Traumático com coordenação de pesquisa do antropólogo Cássio Raniere.

Nascido em Nazaré da Mata, em 24 de Abril de 1911, Bianor de Mendonça se mudou para a cidade de Camaragibe, PE, onde construiu uma trajetória voltada a Fábrica de Tecidos de Camaragibe. Embora a rotina na fábrica ocupasse muito do seu tempo, foi na Vila da Fábrica que fez engrenar sua veia artística como poeta, violonista, compositor, articulador cultural e incentivador das manifestações culturais populares.

O intuito do projeto de pesquisa Bianor – Trajetórias e Memórias é dar uma melhor compreensão do quão é importante observar os personagens de nosso local, e com isso valorizar seus importantes aspectos para o desenvolvimento social da região que vivemos e, ainda, se fazer entender por qual motivo o cine teatro da cidade leva o seu nome, contribuindo assim como material de fonte de pesquisa.

Serviço:
Lançamento da PESQUISA  Bianor – Trajetórias e Memórias dentro da programação do 2º Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe.
Sábado (23), 19h
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, 440, Vila da Fábrica, Camaragibe)
Gratuito

< voltar para home