Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

CAIXA Cultural Recife promove oficina gratuita de Gravuras

A premiada artista Bia Melo vai introduzir aos participantes a técnica da gravura em linóleo e borracha escolar

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Gravuras em Relevo – Linóleo e Borracha Escolar, que acontece na CAIXA Cultural Recife entre os dias 15 e 19 de agosto. O curso será ministrado pela premiada artista e arte-educadora pernambucana Bia Melo e realizado pela Casa Mecane. A atividade é gratuita e tem como proposta fazer uma introdução ao universo da gravura e trabalhar a técnica de gravura em relevo e as diversas possibilidades de impressão. A aula será realizada das 14h às 18h e é direcionada a artistas visuais, estudantes de artes, professoras e professores do ensino regular e pessoas interessadas em artes visuais/Design/Gravura. As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto pelo e-mail gentearteirape@gmail.com (informar nome, idade, profissão e solicitar ficha de inscrição). São 25 vagas e a idade mínima é de 14 anos.

Bia Melo

Bia Melo

Oficina gratuita recebe inscrições até 8 de agosto

A linoleogravura é um processo semelhante ao da xilogravura, porém, permite uma gravação mais rápida e sumária do que a madeira. O que não impede que seja usada de modo refinado. Já a gravura em borrachas escolares (carimbos) permite se chegar rapidamente a um resultado gráfico, devido ao tamanho da matriz e ao processo de impressão.

BIA MELO
Bia Melo nasceu em Recife-PE, Brasil, em 1985. Sua formação acadêmica é em arquitetura e urbanismo, pela UFPE. Porém, atua profissionalmente como artista visual desde 2010. Em sua trajetória, vem explorando várias técnicas e suportes, desde colagens físicas, pinturas e gravuras a instalações (intervenções) artísticas espaciais.

Gabi Campelo

Gabi Campelo

A artista recifense Bia Melo

Atualmente, faz parte do coletivo de gravuras Gráfica Lenta e desenvolve um trabalho de pequenos formatos, chamado carimbos gravados. No qual explora as repetições de uma mesma imagem, criando estampas manuais exclusivas. Periodicamente, ministra oficinas de gravuras e carimbos.

Já participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Sobre O Vento E O Eespelho (FIG, 2012), Ilustradoras Pernambucanas no SIHG (Galeria Janete Costa, 2012), Delas #1, #2 e #3 (A Casa do Cachorro Preto, 2014, 2015 e 2016), Gráfica Lenta (Galeria MauMau, 2014, 2015 e 2016), Exposição Publique-se! De Livros de Artistas, (Museu da Cidade do Recife, 2015) e ganhou o prêmio de artes visuais da Cidade do Recife, em 2014, pelo Projeto Alinhamento, que consistiu numa intervenção na fachada do Museu Murillo La Greca.

Serviço

OFICINA: Gravuras em Relevo – Linóleo e Borracha
Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife Antigo – Recife – PE
Inscrições gratuitas: De a 1º a 08 de agosto. Solicitar ficha de inscrição através do e-mail ‘gentearteirape@gmail.com’
Datas: De 15 a 19 de agosto de 2017
Horários: Das 14h as 18h
Classificação Indicativa: 14 anos.
Público alvo: Artistas Visuais, estudantes de Artes, professoras e professores de ensino regular e pessoas interessadas em Artes Visuais/Design/Gravura.

< voltar para home