Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Christian Duurvoort ministra em Pernambuco o workshop ‘O Ator Imaginário’

Preparador de elenco de filmes como 'Ensaio Sobre a Cegueira', Christian estará no Recife entre os próximios dias 20 a 24 de novembro

Divulgação

Divulgação

Preparador de elenco, Christian ator e diretor autodidata, fez teatro experimental, estudou circo e mimica. Trabalhou em vários projetos inovadores em cinema e televisão tais como ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, ‘Xingu’ e codireção do longa metragem ‘Trash – A esperança vem do lixo’, com Stephen Daldry

Um dos mais importantes preparadores de elenco do país, Christian Duurvoort irá ministrar em Pernambuco o workshop O Ator Imaginário, voltado para realizadores, atores e atrizes de cinema. As vagas são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro. Já as aulas serão realizadas entre os dias  dias 20 a 24 do mesmo mês , das 18h às 22h, na Aliança Francesa Recife.

Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas, e os interessados devem enviar um e-mail ao endereço avidaproducoescriativas@gmail.com para receber a ficha de inscrição e outras orientações. O enfoque da oficina é trabalhar a técnica do ator e da direção de atores, tendo como resultado o fortalecimento da presença em cena, com o objetivo de expandir a percepção e o processamento de estímulos – produzindo, assim, uma atuação rica em imagens.

“A minha metodologia é fazer um trabalho que permita ao ator perceber mais rapidamente a sua ação, e a partir da ação nós criamos imagens. É um método que desenvolvi a partir de uns estudos na França e na Holanda e adaptando isso à necessidade do cinema e a uma cultura brasileira, porque temos uma cultura muito física. Diante de uma metodologia procuro reencontrar as paisagens humanas através das cores, gestualidade, e vocalidade regional e nacional”, explica Christian Duurvoort.

O preparador de elenco conta que já esteve em Pernambuco para ministrar a oficina para realizadores locais. “Mas nesse formato, incluindo também atores e atrizes como público-alvo, é a primeira vez”, ressalta. “O cinema pernambucano é, pra mim, muito vital, visceral, uma boa combinação de dramaturgia, atores e diretores, uma proposta bem original e importante. O lado criativo está bem à flor da pele. Vai ser interessante essa troca com o elenco local”.

Divulgação

Divulgação

“Diante de uma metodologia procuro reencontrar as paisagens humanas através das cores, gestualidade, e vocalidade regional e nacional”, explica Christian Duurvoort

A oficina é resultado dos 35 anos de Christian Duurvoort no teatro e no cinema. “Eu me formei no teatro, minha bagagem inicial é no teatro. Mas já trabalhei muito com o cinema. É importante saber as limitações de cada linguagem, bem com as necessidades de cada uma. Esse é um dos temas da oficina, entender conceitos como espaço, tempo, dramaturgia, como o ator produz, ou como seu material chega ao público”, detalha.

Preparador de elenco, Christian ator e diretor autodidata, fez teatro experimental, estudou circo e mimica. Formou-se na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, em Paris, onde morou durante 11 anos e foi assistente de Monika Pagneux, preparadora de atores da companhia de Peter Brook. Retornou ao Brasil em 1995 e desde então trabalhou em vários projetos inovadores em cinema e televisão tais como Ensaio Sobre a Cegueira, Xingu e codireção do longa metragem Trash – A esperança vem do lixo, com Stephen Daldry.

Arthur Canavarro, da ÁVIDA Produções Criativas, foi quem fez o convite para Christian apresentar sua oficina em Pernambuco. Para ele, este será um momento de privilégio para os profissionais da atuação, principalmente quando se vê uma lacuna na profissionalização e aperfeiçoamento dessa arte dentro da linguagem cinematográfica.

“Durante as filmagens do filme 1817 – A Revolução Esquecida, dirigido por Tizuka Yamasaki, conheci o ator pernambucano Domingos Antônio, com quem conversei sobre minha intenção de trazer nomes importantes da preparação de elenco para uma maior profissionalização dos atores locais. Domingos, que já tinha feito esse workshop com Christian em São Paulo, e sido preparado por ele quando participou de Ensaio Sobre a Cegueira, nos colocou em contato. Então fiz a proposta dele vir pra cá, e o Christian Duurvoort ficou muito feliz com o convite”, conta Arthur Canavarro.

Serviço
Workshop O ATOR IMAGINÁRIO com Christian Duurvoort em Recife
Inscrições até o dia 17 de novembro
Aulas de 20 a 24 de novembro | 18h às 22h (APENAS 20 VAGAS)
Aliança Francesa Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)

< voltar para home