Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

#CineRuaPE promove oficina no Museu do Estado sobre memória e reaberturas de cinemas

Atividade será ministrada pela professora, pesquisadora e doutora Talitha Ferraz nos dias 19 e 20 de setembro no MEPE

Divulgação

Thalita Ferraz será a responsável pela oficina no Museu do Estado

O Coletivo #CineRuaPE promove nos dias 19 e 20 de setembro a oficina “O que pode a memória da ida ao cinema? Reaberturas de cinemas e mobilizações dos públicos”. A atividade acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. As aulas serão ministradas pela professora, pesquisadora e doutora Talitha Ferraz. A oficina conta com o apoio da Fundarpe, através do Programa Cine de Rua.

A oficina tem o propósito de traçar um panorama acerca dos rearranjos arquitetônicos, tecnológicos, mercadológicos e de programação das salas de exibição cinematográfica e reorientações de seus vínculos com os públicos e os espaços urbanos/rurais, aspectos que atravessam as histórias globais e locais do cinema.

“Nas últimas duas, três décadas, algo interessante tem se destacado com maior intensidade: temas ligados à sala de cinema, amiúde, têm ocupado as discussões de variadas esferas e atores da vida sociocultural de nossas sociedades, como imprensa, âmbitos políticos/público-administrativos, organizações da sociedade civil e universos acadêmicos do cinema, estudos de mídia, história, arquitetura e urbanismo, sociologia etc.”, afirma Talitha Ferraz, que é mestre e doutora em Comunicação e Cultura, com ênfase em mídia e mediações socioculturais, e pós-doutora pelo Centre for Cinema and Media Studies da Ghent University, na Bélgica.

Durante a oficina, serão abordadas questões relacionadas a objetos de pesquisa de Talitha Ferraz e tópicos teóricos e metodológicos de investigações realizadas sob a perspectiva das “Histórias de Cinemas” e da “New Cinema History”, como “Cinema de rua: um potente equipamento coletivo urbano/rural de lazer”, “A memória da ida ao cinema” e “Exercícios de nostalgia e reaberturas e ativismos de cinemas: entre resistências e capturas”.

Serviço
Oficina O que pode a memória da ida ao cinema?  Reaberturas de cinemas e mobilizações dos públicos
19 e 20 de setembro | 13h às 17h
MEPE: Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife
Inscrições encerradas.

< voltar para home