Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Doc Comparato promove oficina de roteiro inédita no Recife

Renomado dramaturgo e roteirista apresenta o seminário 'Da Criação ao Roteiro' entre os dias 5 e 9 de setembro

Ainda há vagas para o seminário ‘ Da Criação ao Roteiro’, que o premiado dramaturgo e roteirista Doc Comparato vai realizar, pela primeira vez, em Pernambuco. O curso começa no próximo dia 5 de setembro, no bairro de Boa Viagem.

Com mais de trinta anos dedicados ao audiovisual, Luiz Felipe Loureiro Comparato ou, simplesmente, Doc Comparato nasceu no Rio de Janeiro. Médico de formação, recebeu uma bolsa de estudos nesta área na Inglaterra, nos anos 70. Já de volta ao Brasil, se dedicou ainda por dez anos tanto ao ofício da saúde, em paralelo à escritura de livros e roteiros, entre os quais materiais para várias séries e minisséries da Globo, Record e Emissoras de Televisão da América Latina e Europa, até que em 1980, após convite do cineasta Bruno Barreto, para escritura do roteiro de ‘’Beijo no Asfalto”, Doc decide mergulhar de vez no cinema, literatura, teatro e televisão.

Divulgação

Divulgação

Roteirista apresenta pela primeira vez em Pernambuco o seminário ‘Da Criação ao Roteiro

Entre seus trabalhos estão o best-seller Roteiro, livro didático sobre o assunto, traduzido para países da América Latina e Europa; assim como Da Criação ao Roteiro – considerado clássico da bibliografia sobre roteiros no Brasil, também traduzido para aquelas localidades. No currículo do carioca, se destacam ainda as primeiras séries brasileiras: Plantão de Polícia, Quarta Nobre, Mulher e A Justiceira, bem como minisséries produzidas para TV, como Lampião e Maria Bonita (1982), primeira minissérie latino-americana, e O Tempo e O Vento (1985) – esta última baseada na obra homônima de Érico Veríssimo.

Transeunte entre as artes literárias e cinematográficas/televisivas, Doc – que já trabalhou ao lado de grandes mestres da escrita mundial como os Prêmios Nobel de Literatura, José Saramago e Gabriel Garcia Márquez (com este último na série Me Alugo para Sonhar para a TVE espanhola, também disponível em livro), confessa que nem sempre um bom roteirista saberá escrever um bom livro ou um autor de teatro não será, necessariamente, um bom roteirista. “No roteiro e no teatro a palavra é explícita. Na literatura o uso da palavra é implícito. Cada um tem sua técnica, sua linguagem, seu jeito de atingir o público, por isso tento dominar as técnicas específicas empregadas em cada suporte e retransmiti-las da melhor maneira possível”, pontua.

Dividido em cinco encontros, o seminário já foi ministrado em alguns países da Europa e América Latina, abordando etapas de construção do roteiro. “Falaremos sobre a ideia, conflito, personagens, ação dramática, tempo dramático e unidade dramática. A perspectiva é fazer com que os alunos descubram que o roteirista tem que vencer uma série de obstáculos como: Qual é a minha ideia? Que conflito vou explorar? Quem vai viver essa história? Quando? Onde? Como vou construir essa história? Por que que estou contando isso? Aonde vou chegar?”, detalha.

Serviço
Seminário ‘Da Criação ao Roteiro’ com Doc Comparato
Quando: 5 a 9 de setembro, das 9h às 12h
Onde: Recife Office Rooms – Rua João Eugênio de Lima 143 – Boa Viagem
Investimento: R$ 480 ou R$ 580 (parcelado em até 18x via PagSeguro)
Informações e inscrições: AQUI ou (81) 3203.8566

 

< voltar para home