Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Encontro da AESO trata da integração entre tecnologias, arte e cultura

Evento é gratuito e será realizado nesta terça (7), das 14h às 17h, no MAMAM

Tiago Calazans

Tiago Calazans

O jornalista Antonio Gutierrez é um dos participantes desta edição

A segunda edição do Formule, iniciativa das Faculdades Integradas Barros Melo – AESO voltada para empreendedores criativos, será realizada nesta terça (7), das 14h às 17h. O encontro terá a presença dos designers H.D. Mabuse e Tarciana Andrade e do jornalista e produtor cultural Gutie (Antonio Gutierrez), e discutirá assuntos relacionados às tecnologias digitais integradas  com a arte e a cultura. A inscrição é gratuita e os encontros são abertos ao público em geral.

H.D. Mabuse vai falar sobre Tecnologias digitais e processos colaborativos aplicados à arte, enquanto Tarciana Andrade apresentará informações sobre a Cultura Maker e a fabricação digital em favor da criação artística. Já Gutie irá conversar com os participantes sobre festivais independentes e a difusão das experiências em arte e tecnologia.

Sobre o Formule - Nos encontros são discutidos temas transversais aos setores da economia criativa que desafiam os empreendedores a desenvolver e adotar posturas que facilitem a identificação de oportunidades e a gestão de redes de cooperação.

Cada encontro aborda uma temática, são elas: Arte & Tecnologia; Comunicação & Cultura e Comunicação e Convergência. Os objetivos do Formule são discutir e vislumbrar as conexões existentes entre os diversos elos da cadeia produtiva da área, além de promover a interdisciplinaridade para estudantes e interessados no conteúdo por meio do debate.

O Formule acontece durante os meses de março, abril e maio, sempre na primeira terça-feira, às 14h.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Tarciana Andrade é designer, professora universitária e coordenadora do LOUCo – Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, do Porto Digital. Seu trabalho une Design Estratégico, Internet das Coisas e Fabricação Digital.

H.D. Mabuse é consultor em design do C.E.S.A.R, onde desenvolve serviços e produtos com foco nas pessoas. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes, e remix de diversas linguagens nas áreas das artes visuais, design e música. Foi um dos fundadores do Re:combo, onde atuou de 2001 até 2008, período no qual teve projetos com o coletivo selecionados para exposições no Instituto Cultural Itaú, MAMAM, Walker Street Center e Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2014 fez parte do grupo de artistas do projeto Recife: The Playable City.

Antonio Gutierrez (Gutie) é jornalista e produtor cultural. Criador e diretor do Festival Rec-Beat, que acontece no período de carnaval, no Recife. Atualmente o Rec-Beat está entre os mais importantes festivais independentes do Brasil e em 2016 completou 21 anos de existência. É também criador e diretor dos festivais: ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco) e CONTINUUM (Festival de Arte e Tecnologia do Recife). É membro fundador da ADIMI – Associación para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana. Membro da Asociación Latinoamericana de Managers Musicales (MMFLatam). Teve participação ativa na construção e disseminação do movimento Manguebeat, que eclodiu no Recife no início dos anos 1990. Foi produtor e empresário das bandas Cordel do Fogo Encantado (1999 a 2010) e Mundo Livre S/A, (1994 a 2000).

< voltar para home