Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

FERA oferece formação em audiovisual exclusiva para mulheres no Portomídia

Até o dia 24 de outubro é possível se inscrever nas oficinas de Direção e Roteiro, Direção de Fotografia, Som Direto, Montagem (imagem e som) e Crítica Cinematográfica

Entre os dias 26 de novembro e 8 de dezembro, com atividades formativas no Portomídia, no bairro do Recife, o mercado do audiovisual pernambucano será impulsionado pela presença feminina. Segue aberto até o dia 24 de outubro o processo seletivo para as oficinas do FERA – Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual, realizada pela Zumbayllu Mesmo Assim A Gente Faz e Tilovita Produções. O valor da contribuição para participar das oficinas será de R$ 100, com a possibilidade de isenção para aquelas que não tiverem como custeá-la. As inscrições podem ser realizadas através do site  e cada mulher pode se candidatar em uma oficina, permitindo assim que mais mulheres possam desfrutar da iniciativa.

Divulgação

Divulgação

Carol Almeida ministra oficina de Crítica Cinematográfica

Cerca de 75 mulheres terão a oportunidade de se aperfeiçoar na linguagem audiovisual escolhendo entre cinco oficinas intensivas, ministradas por profissionais reconhecidas nacionalmente nas seguintes áreas: direção e roteiro (Eliza Capai), direção de fotografia (Flora Dias), som direto (Simone Dourado), montagem de imagem e som (Natara Ney e Catarina Apolônio) e crítica cinematográfica (Carol Almeida). Mulheres que já utilizam ferramentas audiovisuais como forma de expressão são o principal público-alvo do projeto. Levando em conta toda a diversidade feminina, a seleção visará incluir mulheres negras, indígenas, residentes nas periferias, mulheres transgênero, sem deixar de considerar as mulheres lésbicas, bissexuais ou assexuais.

As mulheres representam mais de 51% da população brasileira. No entanto, em 2016 apenas 20,3% dos filmes lançados no Brasil foram dirigidos por mulheres. Nesse contexto foi pensada a plataforma FERA, na intenção propiciar espaços de encontro, reflexão e formação para fomentar a equidade de gênero no audiovisual e impulsionar a atuação técnica e criativa das mulheres no setor. “Este projeto deverá ter um impacto positivo para a equidade de gênero na cadeia audiovisual pernambucana, com a ampliação e o fortalecimento da rede de mulheres trabalhadoras do audiovisual, para que tenhamos cada vez mais mulheres atrás das câmeras, sendo autoras de suas próprias narrativas”, explica a produtora Amandine Goisbault.

Divulgação

Divulgação

Catarina Apolonio facilita curso sobre montagem de imagem e som

A FERA também reunirá em debates abertos ao público geral, trabalhadoras do audiovisual para discutir temas relacionados à participação e protagonismo feminino na área. O público ainda poderá assistir aos filmes produzidos pelas alunas na noite de encerramento do 20º Festcine, que acontecerá no Cinema São Luiz.

ZUMBAYLLU MESMO ASSIM A GENTE FAZ

Desde 2008, a produtora audiovisual Zumbayllu Mesmo Assim A Gente Faz abrange em suas atividades: produção, direção, fotografia, som direto, pós- produção, finalização, e também formação audiovisual. Além de desenvolver suas próprias produções, a Zumbayllu colabora intensamente com a Vídeo nas Aldeias e outras produtoras e cineastas, em projetos nos quais acredita.

TILOVITA PRODUÇÕES

A Tilovita é um núcleo de produção e articulação de projetos que têm como foco cinema, meio ambiente, urbanismo, música e intercâmbios. Desde 2006, produzimos programas de TV, documentários, vídeos institucionais, ficção, realizamos workshops, oficinas, mostras de cinema e vídeo, projetos de arte-educação, palestras, tudo no intuito de articular ideias, pessoas e culturas.

SERVIÇO

FERA – Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual
Inscrições ate o dia 24 de outubro.
Oficinas entre os dias 26 de novembro e 8 de dezembro, no Portomídia (R. Barão Rodrigues Mendes, 52, Bairro do Recife)

Informações:
https://www.feraaudiovisual.com/
contateafera@gmail.com
(81) 98123-0663
(81) 99922-1113
(81) 99504-5210

< voltar para home