Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Frei Caneca FM recebe propostas de programas de rádio até sexta (23)

Dois processos seletivos objetivam democratizar a programação da emissora pública

Termina nesta sexta-feira (23) o prazo de inscrição nos editais de ocupação da grade de programação da Frei Caneca FM, emissora pública do Recife. Esta é a primeira vez que a emissora lançou dois processos seletivos com o objetivo de democratizar a programação e garantir espaço para produções radiofônicas da sociedade civil e de estudantes universitários. A ideia é possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.

Arter/Reprodução

Arter/Reprodução

Interessados podem enviar sugestões de programas de até 120 minutos e interprogramas com até 5 minutos de duração

O Edital de Ocupação de Grade é voltado para pessoas físicas ou jurídicas e também para rádios comunitárias outorgadas ou livres. As propostas devem ser para programas radiofônicos com duração de 60 ou 120 minutos, para promover debates e conhecimento nas áreas da cultura, cidadania, educação, entre outros.

Já o Edital de Interprogramas é voltado para o público universitário, dos cursos da área de Comunicação Social, e contempla produtos radiofônicos com 3 a 5 minutos de duração. Os projetos aprovados devem ser produzidos de forma voluntária, ou seja, os editais não preveem verba pública para a produção. As inscrições dos dois editais devem ser feitas, preferencialmente, pela internet, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de fevereiro de 2018, através do site.

Os programas e interprogramas serão avaliados, entre outros critérios, pela inovação e adequação técnica, pela afinidade com as diretrizes da emissora e com as propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM, que podem ser conferidas aqui. A Comissão de Avaliação e Seleção será formada por até cinco pessoas, tendo ao menos um representante da área de Comunicação, um representante de segmento artístico, e um representante da sociedade civil.

FREI CANECA – A Frei Caneca FM é uma emissora pública ligada à Prefeitura do Recife. Criada por meio de lei, em 1960, a rádio começou a transmitir, em caráter experimental, uma programação musical inovadora, em junho de 2016. Considerada uma conquista da sociedade civil, que pleiteia a democratização da comunicação, a Frei Caneca está se preparando para colocar uma nova programação no ar, com locução, incluindo o conteúdo selecionado por meio dos editais. Com o processo seletivo, pretende-se possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.

Saiba mais: www.freicanecafm.org

< voltar para home