Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Fundaj abre inscrições para atividades da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia

Palestras, oficinas e minicursos são oferecidos gratuitamente durante o evento, que estará abordando temas como economia criativa, pesquisas científicas e educação.

Divulgação

Divulgação

Lala Deheinzelin, especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento sustentável, estará participando da abertura do evento.

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promove no Recife, entre os dias 19 e 29 de outubro, a 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia. A programação, que é oferecida gratuitamente ao público interessado, possui como tema ‘Luz, Ciência e Vida’, e visa explorar por meio de palestras, oficinas e minicursos, assuntos como economia criativa, pesquisas científicas e educação.

As inscrições prévias para a participação em uma das atividades da programação, devem ser realizadas através do e-mail: semanact.fundaj@fundaj.gov.br . Em sua abertura, que acontece na segunda-feira (19), a partir das 9h, na sede da Fundaj (Av. Dezessete de Agosto, nº 2187, bairro de Casa Forte, no Recife), o evento contará com a presença de Lala Deheinzelin, especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento sustentável, e Mãe Beth de Oxum, Sacerdotiza de Matriz Africana e coordenadora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada.

Possuindo como o tema ‘Economia Criativa, Desenvolvimento Sustentável, Futuro e Inovação’, a palestra inaugural estará abordando a otimização de ‘matérias-primas’, a criatividade na produção, as experiências do trabalho em comunidade e o compartilhamento eficiente de espaços, equipamentos e materiais.

Confira a programação da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia:

Curso de redação de textos científicos
Professora: Solange Carvalho
Data: 19 a 23 de outubro
Dia 19/10: 14h às 18h
De 20 a 23/10: 9h às 12h
Local: Sala Calouste Gulbenkian – Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte
Ementa: Informações necessárias sobre a pesquisa científica. Projeto de Pesquisa. Organização técnica de textos científicos (Artigo, Resumo/Resenha, Monografia, Dissertação e Tese). Noções básicas de revisão e normalização de texto. Normas da ABNT. Produção de chamadas para a citação e elaboração de projeto.

Minicurso Apresentações Fantásticas
Professora: Shirleide Bezerra
Data: 21 e 22 de outubro
Turma A: 9h às 11h30
Turma B: 14h30 às 17h
Local: Sala Dosa Monteiro / Rua Dois Irmãos, 92 – Apipucos
Ementa: Uso do software Prezi para a realização de apresentações lineares e não-lineares com zoom. Usa uma tela aberta em vez dos tradicionais slides, tendo como objetivo criar apresentações com visuais mais dinâmicos.

Oficina de Libras – Língua brasileira de sinais
Facilitadora: Vanessa Santos
Data: 20 de outubro
Hora: 9h
Local: Auditório da Biblioteca Central Blanche Knopf / Rua Dois Irmãos, 92 – Apipucos
Ementa: Discutir a Libras como língua de comunicação social, como elemento do processo de ensino-aprendizagem para a comunicação entre surdo-ouvinte, surdo-surdo, ouvinte-ouvinte. Discutir os aspectos históricos e legais da Libras como primeira língua do surdo. Compreender as especifidades gramaticais da Libras.

Autismo e Educação: contribuições para prática
Facilitadora: Vanessa Santos
Data: 22 de outubro
Hora: 9h
Local: Auditório da Biblioteca Central Blanche Knopf / Rua Dois Irmãos, 92 – Apipucos
Ementa: Discutir a concepção de inclusão educacional de crianças com TEA, envolvendo direitos legais construídos ao longo da história brasileira. Compreender a função dos integrantes da comunidade escolar em prol da efetivação da proposta inclusiva. Perceber certas especificidades pedagógicas do estudante com TEA e dos que apresentam desenvolvimento típico, ambos incluídos na sala regular. Construir materiais pedagógicos para crianças com TEA como forma de adaptação curricular e pedagógica.

Introdução à pesquisa científica: os primeiros passos para a realização de uma boa pesquisa
Facilitadores: Edinoan Silva e Rubia Magnata
Data: 20 e 21 de outubro
Hora: 14h30 às 17h
Local: Auditório da Biblioteca Central Blanche Knopf – Rua Dois Irmãos, 92 / Apipucos
Público alvo: alunos do ensino médio
Ementa: Desenvolver uma breve introdução sobre o tema pesquisa científica. A proposta do minicurso consiste na realização de um diálogo em torno de questões como: o que é pesquisa científica? Qual a importância da pesquisa na formação estudantil?

Possibilidades e Desafios Docentes na Escola de Tempo Integral
Facilitadora: Noélia Carolina Silva de Melo
Data: 23 de outubro
Hora: 8h30 às 11h30
Local: Auditório da Biblioteca Blanche Knopf – Rua Dois Irmãos, 92 / Apipucos
Objetivo: Discutir os desafios e possibilidades docentes no contexto da ampliação da jornada escolar, utilizando enquanto texto base o Texto de Referência para o Debate Nacional (MOLL, 2009), assim como contribuições de teóricos sobre a discussão da Educação Integral no Brasil.

Serviço:
12ª Semana de Ciência e Tecnologia – Fundação Joaquim Nabuco
Período: 19 a 29 de outubro de 2015
Onde:
Fundação Joaquim Nabuco (Sede) – Av.17 de Agosto, 2187 / Casa Forte
Fundação Joaquim Nabuco (Apipucos) – Rua Dois Irmãos, 92 / Apipucos
Fundação Joaquim Nabuco (Engenho Massangana) – PE 60, Km 10, s/n – Zona Rural, Cabo de Santo Agostinho
Outras informações: (81)3073.6511
Inscrições: semanact.fundaj@fundaj.gov.br


Com informações da assessoria

< voltar para home