Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Gerente de Artes do British Council encerra Ciclo de Palestras – Artes Visuais no MEPE

A jornalista Liliane Rebelo participa do encontro de quarta-feira (7), a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: artesvisuais.secult@gmail.com

Divulgação

Divulgação

Gerente de Artes do British Council no Brasil, a jornalista falará do protagonismo da pessoa com deficiência nas artes e sobre os programas inclusivos: Unlimited e Transform

O Ciclo de Palestras – Artes Visuais, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE, despede-se de 2016, com a participação da Gerente de Artes do British Council no Brasil (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais), Liliane Rebelo.

Jornalista de formação, com especialização em Marketing pela instituição britânica Chartered Institute of Marketing (UK/ 2012), Rebelo vem ao Recife, na próxima quarta-feira (7), para tratar do tema Acessibilidade na Arte – Experiência dos Programas Unlimited e Transform.

A palestra, que começa às 19h e tem acesso gratuito, acontecerá no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) e deverá reunir vários gestores de instituições museológicas e artísticas da cidade. “Vou apresentar brevemente o trabalho do British Council no Brasil e na área de artes com o programa Transform, mas com foco especial em uma das nossas ações pilares – o Unlimited: Arte sem Limites, que nasceu em Londres em 2009 como preparação para as Paralimpíadas e as Olimpíadas Culturais de Londres, em 2012. Aproveitarei a ocasião para tratar dos eixos de ação da plataforma no Brasil e o trabalho que temos feito nos últimos quatro para promover o protagonismo da pessoa com deficiência nas artes, a excelência artística, os projetos de capacitação e de politicas públicas. Abordarei de forma sucinta o modelo social da deficiência e as suas características”, adianta a palestrante sobre o encontro.

Ciclo de Palestras – Artes Visuais
Criado para agregar artistas e gestores culturais em momentos de caráter formativo, mas também de debate coletivo, a fim de refletir  a atual conjuntura do setor, o Ciclo de Palestras – Artes Visuais reuniu mais de 100 participantes nos últimos quatro encontros realizados desde setembro, no MEPE. “A característica desta primeira rodada de palestras não é deliberativa e, sim, de proporcionar um ambiente de trocas a partir da multiplicidade de perspectivas e experiências acerca das vivências dos convidados sobre os temas”, conta Márcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da Secult-PE.

De acordo com ele, os encontros poderão ser realizados novamente em 2017, e a intenção, no próximo ciclo, é tratar de temas “mais voltados ao artista, ao fazer artístico e aos processos criativos”. “O tempo de ‘frutificação’ de uma atividade formativa deste formato é bastante variado e, portanto, ainda não dá para dimensioná-lo assim tão rapidamente. Por outro lado, as discussões realizadas ao final de cada encontro, pôde nos dar alguns indicativos de mudanças de paradigmas por parte de alguns participantes presentes. Nesse ano, a proposta dos encontros era ser mais relacionados às temáticas de gestão e política para as artes visuais, temas mais “duros” na visão da maioria das pessoas, porém, a nossa coordenadoria considera a ação exitosa pela participação de gestores, professores e demais profissionais ligados às Artes Visuais”, avalia Almeida.

As inscrições para o encontro são gratuitas, e os interessados devem enviar e-mail com nome, telefone e cidade de origem para o endereço: artesvisuais.secult@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Artes Visuais da Secult-PE, pelo telefone: (81) 3184.3012.

< voltar para home