Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Inscrições abertas para ciclo de palestras sobre cultura afro-brasileira e indígena

Atividades são gratuitas e acontecem nos dias 23 e 29 de julho, contando com apoio da Secult-PE, Fundarpe e Secretaria de Educação de Pernambuco.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), da Universidade Federal de Pernambuco, com apoio da Secult-PE e Fundarpe, abriu inscrições para o Curso de Patrimônio e Educação em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A atividade será realizada nos dias 23 e 29 de julho, no Recife, promovendo um ciclo de palestras e debates em torno do tema. Professores e graduandos de cursos como antropologia, história e pedagogia são o público alvo.

De acordo com o professor Bruno Veras, integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE, a programação é gratuita e estará debatendo exemplos de ações realizadas em Pernambuco, como o Projeto África Aparece, desenvolvido em Jaboatão dos Guararapes. “Este projeto surgiu da necessidade de integrar a educação oferecida nas escolas públicas, com conhecimentos ligados à história e à cultura do continente africano. O projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação, objetivando inicialmente a realização de uma série de oficinas dedicadas ao fomento do tema com estudantes”, explicou o professor.

Para Marcelo Renan, técnico da Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe, as palestras que irão contar com articuladores de coordenações como Patrimônio Cultural e Povos Tradicionais visam compartilhar as experiências da instituição. “As demandas do setor cultural envolverão temáticas que vão desde ações em quilombos pernambucanos, quanto atividades educacionais de Patrimônio Cultural, como jogos e oficinas oferecidos em equipamentos culturais e eventos do Estado”, adiantou Marcelo.

Costa Neto

Costa Neto

Oficinas Jogos do Patrimônio, desenvolvida pela Fundarpe é uma das atividades que serão apresentadas no curso.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de julho, através de formulário online disponível no www.cfneab2015.blogspot.com.br. As atividades do curso serão realizadas nos turnos da manhã (das 8h às 12h30) e à tarde (das 14h às 18h30), no auditório do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Pernambuco.

< voltar para home