Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Minicurso cinEducador sensibilizou gestores e professores de Afogados da Ingazeira

Minicurso fez parte da programação do 10º Festival de Cinema de Triunfo

Com a proposta de incentivar vivências audiovisuais no ambiente escolar, o programa cinEscola levou para o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, o minicurso cinEducador. Articulado por Bruna Tavares e William Tenório, da Pajeú Filmes, produtora local, a oficina contou com 25 participantes entre gestores, educadores e formandos de Pedagogia e Historia do município.

Durante as oito horas de trabalho coletivo foram abordados temas como  historia do cinema e da educação no Brasil atual; a lei 13,006, que obriga a exibição do cinema nacional nas escolas; curadoria de filmes; introdução à fotografia e direção de arte; estudo de casos e jogos cinEducativos (onde o educador pode e deve cativar o estudante).

Divulgaçao

Divulgaçao

Equipe do projeto e participantes em Afogados da Ingazeira

A atividade foi facilitada por Andréa Mota, sócia fundadora do Programa cinEscola e gestora do projeto cineCabeça. A profissional acumula 20 anos de experiência com cinema e educação, e já trabalhou com mais de 250 mil estudantes e educadores utilizando cinema como ferramenta educacional.  Contou ainda com a participação da professora universitária em comunicação e cinema, Silvana Marpoara, que também integra o cineCabeça e realiza o Cine do Bem. O cineasta, ator e diretor teatral Gilvan Noblat também contribuiu com o minicurso, repassando experiencias adquiridas nas ações com estudantes do projeto cineCabeça. Já a professor convidada, Jessica Coelho, compartilhou conteúdos apreendidos ao longo de sua trajetória como cineducadora dedicada às ciências sociais e à direção de arte cinematográfica.

Confira o vídeo com depoimentos dos participantes:

Histórico
O programa cinEscola, criado em 1999, estabeleceu-se no Brasil como um dos principais especialistas na utilização do cinema como ferramenta a serviço da Educação.

Entre as ações vinculadas ao programa estão as sessões de cinema montadas dentro do ambiente escolar e o projeto cineCabeça que trouxe cursos de iniciação audiovisual, criação de cineclubes e exibição de cinema gratuito para mais de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino no cinema São Luiz em 5 anos de atividades.

A nova linha de ação do programa cinEscola intitula-se cinEducador e tem como principal intuito trabalhar na formação continuada dos professores, preparando-os para lidar com as novas tecnologias e usar o cinema como uma “arma do bem” facilitando o diálogo entre educadores e estudantes. O projeto já realizou três encontros diferenciados em 2016: Amaraji (Festival Cinema na Mata), Serra Talhada (Festival de Cinema de Triunfo 2016) e Recife (Colégio Apoio).

< voltar para home