Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Palestra apresenta Edital da ANCINE que garante R$ 10 milhões no desenvolvimento de jogos

O evento ocorre na segunda (12) às 14h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura Rio Mar. Recursos reforçam a inserção dos games na política pública de audiovisual

Foto: Marco Gomes

Foto: Marco Gomes

O edital estimulará o desenvolvimento de mais jogos no Brasil

O Programa Brasil de Todas as Telas, da Agência Nacional da Cinema (ANCINE), vai investir R$ 10 milhões no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através da Chamada Pública PRODAV 14/2016 serão produzidos 24 jogos eletrônicos para a exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis.

Para tirar dúvidas sobre o edital, será realizada uma palestra com Paulo Alcoforado, Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE nesta segunda (12), a partir das 14h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Shopping Rio Mar). O evento é promovido pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) e pelo Hub de Economia Criativa Kokku. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site Eventbrite.

“Depois de vários anos de luta da Abragames, conseguimos que a nossa indústria também possa acessar o Fundo Setorial do Audiovisual e termos o nosso próprio edital. Será extremamente importante para fomentar ainda mais o setor de jogos digitais, que está crescendo cada vez mais. Enquanto muitos setores da economia brasileira estão numa curva de retração e demitindo funcionários, estamos contratando e nos internacionalizando”, relata Thiago di Freitas, sócio da Kokku e vice-presidente da Abragames.

Como o setor de games nunca participou de nenhum tipo de edital, tudo que é novo obviamente vai gerar dúvidas. A melhor maneira de sanar essas dúvidas é dialogando com quem formulou o edital e faz a gestão desse fundo setorial, que é a ANCINE. “Nós da Kokku, junto com a Abragames, estamos trazendo o Paulo Alcoforado para conversar diretamente com os desenvolvedores – não apenas para eles, já que isso abrange para a economia criativa como um todo, e passa por produtores de conteúdo como filmes, seriados e animações – da forma mais assertiva possível”, declara Thiago.

O regulamento da chamada pública prevê que ao menos 30% dos recursos sejam destinados para projetos de empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A ação reforça a inserção dos jogos na política pública de audiovisual do Brasil, e estimula o desenvolvimento do setor, contribuindo com o fortalecimento dos desenvolvedores brasileiros independentes. Para participar, os interessados devem acessar o Sistema de Inscrições do Fundo Setorial do Audiovisual, enviando a documentação solicitada no edital entre os dias 6 de dezembro a 23 de janeiro de 2017.

Saiba mais

Confira a página com o edital e anexos da Chamada Pública PRODAV 14/2016, destinada à “seleção, em regime de concurso público, de propostas de produção de jogos eletrônicos para exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis, visando à contratação de operações financeiras de investimento”:

Serviço:
Palestra Ancine Responde – Edital de Jogos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
Quando: 12 de novembro, às 14h
Inscrições: https://www.eventbrite.com/e/kokku-abragames-convidam-para-ancine-responde-edital-de-jogos-fsa-tickets-30176601026
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura RioMar – Av. República do Líbano, 251 – Pina – Recife

< voltar para home