Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Pernambuco Criativo oferece palestra sobre ilustração de livro infantil

“Uma imagem fala mais do que mil palavras”. E quando andam juntas, imagem e palavra, não resta dúvidas sobre o poder comunicativo e afetivo que uma obra ganha ao aliar um bom conteúdo a uma ilustração expressiva. O advento da tecnologia e a interação oferecida por smartphones e tablets dividem espaço com o hábito da leitura. Apesar da forte concorrência, o que se verifica, segundo recente pesquisa encaminhada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen, é que o mercado de livros apresentou um aumento do consumo de livros do gênero infanto-juvenil pelo público mirim. E para tratar desse tema, a I Feira de Literatura Infantil (Flitin), que acontece na Academia Pernambucana de Letras até o dia 25 de novembro, promoverá uma palestra sobre ilustração de livro infantil, da Teoria à Prática, com Walter Moreira Santos.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Walter Moreira Santos também é escritor vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura Hermilo Borba Filho

Com vasto conhecimento na área, Walter Moreira é designer gráfico, escritor e artista. Atua no mercado há 18 anos e tem em seu currículo dezenas de trabalhos com ilustrações, das quais 40 são obras destinadas ao público infanto-juvenil. Ganhou prêmios, dentre eles o Prêmio da Casa da Cultura Mário Quintana, Itaú Cultural, Fundação Cultural da Bahia, entre outros. A palestra acontecerá neste domingo, 25, e está voltada à designers, ilustradores, escritores, jovens, estudantes da rede pública de ensino e qualquer interessado no tema. O objetivo do encontro é apresentar aos participantes as possibilidades de inserção no mercado da ilustração, que possui ampla gama de serviços e diversas aplicações que vai desde ilustração de livros, games a filmes de animação e aplicativos para celular. A palestra será realizada na Sala de Projeção e inicia às 14h. A entrada é franca.

A Flitin é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e parceria da Academia Pernambucana de Letras e Proa Cultural. A palestra ministrada por José Walter tem apoio do Programa Pernambuco Criativo. A Palestra Como Ilustrar um Livro Infantil – Da Teoria à Prática foi aprovada pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018, fruto de convênio entre a FUNDARPE e o Ministério da Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público. Inscrições no local.

José Walter Moreira dos Santos
Escritor, autor de mais de 40 obras, trabalha com ilustração e é artistas plástico com atuação no mercado há mais de 18 anos. Trabalha com editorial, imprensa, publicidade e ilustração infantil. Desde 2011, é integrante da agência internacional de ilustração Illustropia, que reúne alguns dos melhores ilustradores do mundo.

PERNAMBUCO CRIATIVO – O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.

SERVIÇO
Palestra “Como Ilustrar um Livro Infantil – Da teoria à prática”
Palestrante: José Walter Moreira dos Santos
I Feira de Literatura Infantil (Flitin)
Local: Academia Pernambucana de Letras – Sala de Projeção
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife
Data: 25 de novembro de 2018
Horário: Das 14h às 16h
Entrada franca
Telefone: 81. 3268-2211
—-
Programa Pernambuco Criativo
secultpeformacao@gmail.com
+55 81 3184 3020

< voltar para home