Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Pernambuco Criativo realiza formação para editais abertos da Secult-PE e Fundarpe

Palestras gratuitas para artistas e pesquisadores ligados à Dramaturgia, Cultura Popular e Patrimônio Cultural ocorrem na Casa da Cultura, nesta terça (14), a partir das 14h

Formação Pernambuco Criativo - 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco / 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia

Por Clara Albuquerque

Na tarde da próxima terça-feira (14), os artistas e pesquisadores dos segmentos Teatro, Cultura Popular e Patrimônio Cultural que estão inscritos ou desejam se inscrever no 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia e no 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, cujos editais estão abertos, terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre os prêmios com profissionais da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A ação é do Programa Pernambuco Criativo e irá acontecer, a partir das 14h, na Cela Jota Soares, situada no Raio Sul, segundo piso, da Casa da Cultura Luiz Gonzaga, no Recife. As palestras gratuitas estão divididas nos seguintes horários:

14h às 15h – Teatro
15h às 16h – Cultura Popular
16h às 17h – Patrimônio Cultural

Esta ação se associa à implementação do Birô de Negócios da Cultura do Pernambuco Criativo, que atuará na oferta de orientação e, até mesmo, encaminhamento dos artistas, produtores e Pontos de Cultura para órgãos parceiros como o Sebrae e a Junta Comercial, visando fortalecer a gestão e sustentabilidade dos empreendimentos da área. As atividades ocorrem por meio de um convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Cultura (MinC).

Editais – O 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco vai reconhecer ações voltadas à preservação, sobretudo, da memória cultural do Estado, dos seus patrimônios culturais tangíveis (materiais) e intangíveis (imateriais). Serão distribuídos R$ 60 mil em premiação a iniciativas de empresas e pessoas físicas. As inscrições estão abertas até 27 de março.

A segunda edição do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia vem estimular a produção dramatúrgica, no Estado, com a destinação de recursos na ordem de R$ 151 mil. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março.

Pernambuco Criativo – O objetivo do Programa Pernambuco Criativo é o fortalecimento da Economia Criativa no estado, trazendo atividades de formação, assessoramento e orientação aos artistas, entidades culturais e Pontos de Cultura.

Resgatando uma ideia que norteou a reforma da antiga Casa de Detenção – a criação de um centro de formação e apoio aos empreendimentos culturais -, serão realizadas palestras, oficinas e seminários de formação em Economia Criativa na Casa da Cultura. Outra atividade é a divulgação das oportunidades de editais e atividades formativas, ofertados pela Secult-PE/Fundarpe e instituições parceiras.

SERVIÇO
Formação gratuita para editais abertos da Secult-PE e Fundarpe
2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia
2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Quando: Terça-feira, 14 de março, a partir das 14h
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela Jota Soares, Raio Sul, segundo piso – Santo Antônio – Recife
Informações: (81) 3184.3020 / pecriativofundarpe@gmail.com

< voltar para home