Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Plataforma FIG aposta em novas parcerias com o mercado da música da latino-americana

As atividades do evento são gratuitas e seguem até o próximo sábado (27), no Garanhuns Palace Hotel

Léo Caldas/Secult-PE/Fundarpe

Léo Caldas/Secult-PE/Fundarpe

Gilberto Freyre Neto (secretário estadual de Cultura) e Marcelo Canuto (presidente) da Fundarpe participaram da abertura do evento nesta quinta-feira (25), no Auditório do Garanhuns Palace Hotel

Um espaço de circulação da produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios. É com essa proposta que a 3ª edição da Plataforma FIG se integra à programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, entre os dias 24 e 27 de julho, para reunir os diversos profissionais do segmento de música do Estado e do Brasil, numa série de mesas redondas, debates e palestras que busca atrair novas parcerias que impulsionem a cadeia produtiva local. As atividades são gratuitas (basta comparecer e participar) e acontecem no Auditório do Garanhuns Palace Hotel, a partir das 14h.

Neste ano, a Plataforma FIG tem como foco a construção de pontes entre o Brasil e seus países vizinhos, fortalecendo o reconhecimento do Brasil como um país latino-americano e a exportação da cena pernambucana para esses países. Para isso, foram convidados representantes de vários festivais brasileiros, como Música Mundo (BH), RecBeat (PE), Queremos (RJ), Coma (BSB), Maloca (CE), Mada (RN), Conexão Latina (SP), Festival MUCHO (SP) e Festival Radioca (BA), e produtores internacionais, como Paula Rivera, presidenta do Instituto Nacional de Música da Argentina, e Hernan Halak (ARG), vice-presidente da MMF Latam e diretor da produtora cultural Mundo Giras e do Festival MUCHO. O evento conta com curadoria e produção de Priscila Melo (SP).

“A Plataforma FIG já se consolidou como um lugar de diálogo, de troca de conhecimento, experiências e informações, fomentando uma análise do mercado atual e novos possíveis formatos. Então, quando investimos na internacionalização das nossas parcerias, queremos sinalizar aos produtores daqui do Brasil e de fora que é possível apostar em nossos artistas e, com isso, abrir novos mercados”, conta Andreza Portela, coordenadora de Música da Secult-PE/Fundarpe.

A programação da Plataforma FIG começou nesta quinta-feira (25) e, além da mesa “Derrubando Fronteiras”, a apresentação do Portal Diretório dos Artistas e um diálogo com o produtor argentino Hernan Halak, contou com a participação do secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, e do presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto. O evento segue até o próximo sábado (27) e é gratuito. Confira abaixo todas as ações do evento:

PLATAFORMA FIG

Quarta-feira (24)

Chegada dos convidados em Garanhuns
Boas vindas + entrega de kit
Plataforma na Rural

Quinta-feira (25)

14h – Mesa 1 – Derrubando fronteiras
A conexão entre Brasil e a América Latina está cada vez mais evidente, quais os nossos desafios para gerar mais oportunidades e realizar intercâmbios e abertura de mercado entre artistas e produtores Latino-americanos?

Convidados
Mayra Rizzo (SP) – Diretora do Conexão Latina e Sócia cofundadora en Cineclube Latino-Americano
Paula Rivera (ARG) – INAMU (Presidenta do Instituto Nacional de Música da Argentina)
Gabriel Murilo – Música Mundo (BH)
Mediador: Gutie (PE) – Festival Rec Beat

16h – Apresentação: Portal diretório dos artistas (PT) – Ministrada por Nathalia Reis (PE)

17h às 18h30 – Diálogo com Hernan Halak (ARG) - Vice Presidente da MMF Latam, Diretor da produtora cultural Mundo Giras e do Festival MUCHO!
Um convite para entrar no mundo da produção cultural nacional e internacional, com foco principalmente na música. Quer montar uma turnê pelo Brasil? Pela América Latina? Desenvolver a carreira da sua banda fora do país? Um guia prático cheio de dicas e conselhos úteis para aproveitar ao máximo seu projeto

Sexta-feira (26)

14h – Mesa 2 – Lei de incentivo, Editais e Captação de recursos
Desde que o novo governo anunciou mudanças da nova lei o financiamento da cultura no Brasil está nos centro dos debates. Vamos entender melhor o que mudou, o que permanece, novas possibilidades de captação e quais são os mecanismos de incentivo à cultura disponíveis no país.

Convidadas
Inti Queiroz (SP) – produtora cultural, linguista, filóloga e pesquisadora de políticas culturais.
Helena Brandi (BSB) – Jornalista e coordenadora de projetos culturais.
Mediadora: Tarciana Portella (PE)

16h às 19h – Diálogo com Luciana Adão - Coordenadora de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro.
Como elaborar e executar um projeto cultural, qual o mecanismo e metodologia. Os principais aspectos a serem considerados na montagem de projetos, visão de edital e visão de patrocinadores.

Sábado (27)

14h – Mesa 3 – Plataforma digital, comunicação e jornalismo Multimídia
Jornalismo Multimídia é o jornalismo praticado na internet. Mas, na prática, é muito mais que isso. Com a internet a relação entre público e publicado muda. O leitor passa a ser peça determinante no conteúdo. Como o jornalismo pode se reinventar para se integrar às redes sociais e as métricas da internet sem perder qualidade? Como usar as ferramentas online para produzir conteúdo original multimídia? Vamos analisar a diferença brutal entre curtidas e engajamento.

Convidadas
Gabriela Rassy (SP) – Hypeness e Catraca Livre
Renata Simões (SP) – TV Cultura/ Hysteria/ Modos de Mina
Nina Gazirre (MG) – Select, isto é – estuda tecnologia e análise de informação
Mediador: Rodrigo Coutinho (PE)

16h – Mesa 4 – Curadoria e Direção artística
Qual o critério utilizado para a construção de programação de um festival?
Que questões éticas e artísticas são levadas em consideração?

Convidados
Pedro Seiler (RJ) – Queremos
Marcio Caetano (CE) – Maloca Dragão
Priscila Melo (SP-PE) – Eletrônica Viva Produções (Conexões Maloca, Festival de Direitos Humanos, Plataforma FIG, Festival Elas por Elas)
Representante SESC
Mediador: André Brasileiro (PE)

Festivais convidados: Música Mundo (BH) / RecBeat (PE)/ Queremos (RJ)/ Coma (BSB)/ Maloca (CE)/ Mada (RN)/ Conexão Latina (SP)/ Festival MUCHO (SP)/ Festival Radioca (BA)

Serviço
Plataforma FIG
24 a 27 de julho, a partir das 14h
Garanhuns Palace Hotel (Av. Rui Barbosa, 626, Heliópolis)
Acesso gratuito

< voltar para home