Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Projeto “Outras Palavras” leva Kátia Mesel e DJ Big para Exu e São José do Belmonte

Alunos de escolas públicas estaduais dos dois participarão de exibição de filme da cineasta pernambucana e vivência do Grupo Pé no Chão

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Katia Mesel vai apresentar seu filme “Recife de Dentro da Fora”

Projeto de integração entre cultura e educação promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o “Outras Palavras” chega nesta semana aos municípios de Exu e São José do Belmonte, ambos no Sertão pernambucano. Alunos de duas escolas públicas estaduais dessas duas cidades participarão de exibição de filme da cineasta pernambucana Kátia Mesel, com presença da diretora, e vivência com o DJ Big e seu projeto Grupo Pé no Chão.

Os encontros acontecerão sempre pela manhã, das 9h às 12h. Em Exu, o “Outras Palavras” ocorrerá na quarta-feira (27), na EREM Barão de Exu. Em São José do Belmonte, o evento acontece na sexta-feira (29), na ETE Pedro Leão Leal.

Os dois encontros começam com a exibição do filme “Recife de Dentro da Fora”, de Kátia Mesel, baseado no poema “O Cão Sem Plumas”, de João Cabral de Melo Neto. A cineasta vai apresentar o filme e chamar a atenção para o início das comemorações dos 100 anos de nascimento do poeta, autor do poema que deu origem ao filme, nascido em 9 de janeiro de 1920. Depois, haverá roda de conversa sobre o filme e sobre a interação entre literatura e o audiovisual.

Katia Mesel é a primeira cineasta mulher de Pernambuco e está comemorando 50 anos de atividades audiovisuais. Vem expandindo seu olhar para o Agreste e o Sertão em exibições, oficinas, conversas, debates, participação em juris e outras atividades. Eventos como o Curta Taquary (Taquaritinga do Norte), Poesia na Tela (Amaraji), Feira Literária do Sertão (Arcoverde) e Festival de Cinema de Triunfo estão entre os que integram o portfólio de atuação da diretora.

Costa Neto

Costa Neto

DJ Big comandará vivência com alunos das escolas visitadas pelo “Outras Palavras”

Segunda atração do “Outras Palavras” em Exu e São José do Belmonte, o DJ Big, educador social e ícone do movimento Hip Hop pernambucano, proporcionará aos estudantes uma vivência a partir do Grupo Pé no Chão, entidade sociedade civil criada em 1994 com o objetivo de realizar atividades educativas, artísticas e culturais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município do Recife.

Com atuação inserida nas comunidades de Santo Amaro e Arruda há mais de 20 anos, o DJ consegue manter ampla rede de articulação com as famílias dos jovens, com as escolas públicas, postos de saúde, distritos sanitários, associações de moradores e conselhos tutelares dessas localidades. Desde 2004, a ação integra o Ponto de Cultura Eco da Periferia – Grupo de Apoio Mútuo Pé no Chão, que proporciona atividades de cultura e educação a crianças e adolescentes da periferia recifense, sempre levando as suas ações à ocupação de espaços como ruas, escolas e praças.

Voltado para estudantes da rede pública estadual de ensino e com quatro anos de existência o programa já atingiu mais de 600 escolas pernambucanas, beneficiou cerca de 20 mil estudantes e distribuiu mais de seis mil livros nas bibliotecas por onde passou.

Serviço
“Outras Palavras” em Exu
Quarta-feira (27), das 9h às 12h
EREM Barão de Exu

Outras Palavras em São José do Belmonte
Sexta-feira (29), das 9h às 12h
ETE Pedro Leão Leal

< voltar para home