Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

SecMulher promove nesta sexta-feira (10) a premiação da 11ª edição do Prêmio Naíde Teodósio

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

O Teatro Santa Isabel será palco da premiação

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realiza, nesta sexta-feira (10), a cerimônia de entrega da premiação da 11ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. O evento, que é aberto ao público, acontece no Teatro Santa de Isabel (Praça da República, 233 – Bairro de Santo Antônio – Recife – PE), a partir das 15h.

“Esse prêmio vem coroar os estudos de gênero nas instituições públicas de educação mostrando que é possível através do conhecimento construirmos uma sociedade mais justa e igualitária na qual caibam todas as pessoas”, explica a secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro.

Na modalidade Ensino Médio dez estudantes foram premiados, entre eles, estão Brenda Lavínia Fernandes da Silva, do Erem Dom Vieira de Nazaré da Mata. Ela venceu com o tema: Violência contra a Mulher. É preciso dar um Basta!. Caio Leonardo Tomé da Silva, do Erém Monsenhor Antônio de Pádua Santos, de Afogados da Ingazeira. O tema escolhido pelo aluno foi: A Luta dos Transexuais na Inserção do Ambiente Trabalhista. Alunos e alunas de Petrolândia, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Belo Jardim, Serra Talhada e do Recife estão entre os vencedores na modalidade.

O Ensino Técnico Subsequente contou com a representação de Alldryn Henrique Pedrosa Galdino Barbosa, Ana Paula Silva Arão, Braz Franscisco dos Santos Júnior, Cláudia Batista de Araújo e mais oito vencedores. Entre os temas escolhidos estão: Mulheres e a Inserção na Ciência, Mulheres Empreendedoras em Santa Cruz do Capibaribe-PE: Costurando um Futuro para a Igualdade Social. E na fase Projetos de Experiência – Ensino Médio, Isabela Tomaz de Souza e Judimar Teixeira da Silva, com os respectivos temas: Sou mulher, sou negra, serei de exatas – pela inserção das Mulheres Negras de Chã de Alegria nas Ciências e mulheres cientista: uma questão de resistência e empoderamento.

Na modalidade Relatos de Experiência Pedagógica – Ensino Médio, Gleymerson Vieira Lima de Almeida, da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal, de São José do Belmonte está entre os vencedores.

Na modalidade Artigo Científico de Graduação, Adelmo Teotônio da Silva e Camila Vieira Marinho estão entre os destaques. Já na Modalidade – Artigo Científico de Pós-Graduação, Emelly Sueny Fekete Facundes, Rayane Maria da Silva Oliveira e Thais Priscila de Souza Torres foram as vencedoras. Na Modalidade – Roteiro para Documentário Digital a vencedora foi Ana Caroline Silva Oliveira com o tema Jardim das Rosas. Já o Diploma de Mérito Institucional foi para as escolas: Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, Escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Escola de Referência em Ensino Médio Belo Jardim e Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima.

O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (Secmulher-PE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

< voltar para home