Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Formação Cultural

Seminário no Recife aborda a importância da leitura nas escolas

Atividade é promovida pela Editora Cubzac, contando com incentivo cultural do Governo de Pernambuco, através da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

Foto: Ricardo Moura/Secult-PE

Reunindo professores, escritores e especialistas no segmento da educação brasileira, o seminário ‘Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras’, acontece gratuitamente na próxima quinta-feira (10), no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar, no Recife.

A atividade, que tem entre os principais conteúdos a Lei 12.244/10, referente à universalização das bibliotecas escolares no Brasil até o ano de 2020, estará debatendo também temáticas relacionadas à aquisição pública de livros, além das qualificações necessárias para a implantação do modelo proposto, tendo em vista tanto as oportunidades, como as dificuldades atuais do segmento.

Sobre o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, um dos assuntos que serão levantados no evento, o escritor, professor e coordenador de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo, ressalta a importância do diálogo entre educadores, gestores e instituições educacionais. “O seminário é muito oportuno, pois acontece quando estamos em pleno processo de preparação para a construção do PELLLB. Nesse sentido, as discussões suscitadas no encontro poderão oferecer nortes para os debates vindouros nas escutas que estamos preparando para todo o estado”, comentou Wellington.

As inscrições para o evento já estão encerradas, mas para o público que tiver interesse, ainda será possível se inscrever durante o evento, caso tenham vagas disponíveis. O seminário é uma realização da Editora Cubzac, e possui incentivo cultural do Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

Confira a programação:

Das 9h30 às 11h30
Mesa 1 – Lei 12.244/10 da universalização das bibliotecas escolares: caminhos possíveis

- José Castilho | Doutor em Filosofia (USP). Professor da UNESP. Exerceu funções de direção editorial na Editora UNESP. Foi Diretor Presidente e Publisher da Fundação Editora da UNESP. Especializou-se em editoração universitária, em políticas públicas de livro e leitura e gestão pública. É Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação.

- Christine Fontelles | Cientista social (PUC/SP) com MBA em Marketing (FIA/FEA/USP). Co-idealizadora e Diretora de Educação e Cultura do Instituto EcoFuturo. Idealizadora do Programa Ler é Preciso, voltado para criação e qualificação de políticas de inclusão na cultura escrita. Coordenadora da campanha Eu Quero Minha Biblioteca. Fundadora da Centhral do Brasil, consultoria em projetos de educação para a leitura e educação para a sustentabilidade.

- Fernando Burgos | Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo (FGV-EAESP). Professor do Departamento de Gestão Pública, Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública e Coordenador Geral do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG/FGV-EAESP). Membro do Observatório Latino Americano da Inovação Pública Local. Atua como consultor para municípios e institutos empresariais.

- Lourival Pinto (Mediador) | Doutor em Ciência da Informação (USP). Mestre em Ciências da Comunicação (USP). Foi Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação (UFPE e UFSCar). É Professor Adjunto III no Departamento de Ciência da Informação (UFPE). Trabalha com os temas: bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, incentivo à Leitura, formação de leitores, organização da Informação, mediação cultural e Literatura.

Das 11h45 às 13h45
Mesa 2 – Aquisição pública de livros: visão do processo

- Daniela Montuani | Professora do centro universitário Estácio de Belo Horizonte. Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE desde 2007 e coordenadora adjunta deste programa no ano de 2015. Formadora e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e escrita – CEALE/FaE/ UFMG, com pesquisas de mestrado e doutorado voltadas para o impacto das políticas públicas de distribuição de livros nas escolas.

- Shirley Malta | Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (UNICAP). Mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE). Professora da Pós-Graduação na UPE – Campus Mata Norte e FAFIRE. Gerente de Políticas Educacionais do Ensino Fundamental (anos finais) da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

- Renata Jatobá | Graduação em Pedagogia (FAFIRE). Mestrado em Educação (UFPE). Atualmente é Doutoranda em Educação (UFPE). Gerente Geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Recife/PE.

- Cida Fernandez | Graduação em Biblioteconomia (UFPE). Atua no acompanhamento e implantação de bibliotecas comunitárias, públicas e escolares. Integra a equipe do Programa Direito à Leitura do Centro de Cultura Luiz Freire, onde responde pela consultoria ao Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social). Coordena o projeto Mais Bibliotecas Públicas. Conselheira no Conselho Setorial do Livro, Leitura e Literatura (CSLLL).

- Érica Verçosa (Mediadora) | Especialista em literatura infantil. Assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social), acompanhando bibliotecas comunitárias em vários municípios do Brasil. Coordenadora Pedagógica do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns – PE (FILIG). Coordenadora do projeto Coisas que se contam nas Olindas – Histórias e Música. Integrante do grupo Grão de Histórias.

Das 15h45 às 17h45
Mesa 3 – Setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas: dificuldades e oportunidades

- José Luiz Goldfarb | Mestrado em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá) e doutorado em História da Ciência (USP). Professor e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUP-SP). Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som/SP. Foi curador do Prêmio Jabuti por mais de duas décadas. Possui experiência com bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura.

- Volnei Canônica | Graduação em Comunicação Social – Relações Públicas e especialização em Literatura Infanto-Juvenil (UCS). Membro do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – Livro Meu. Na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, assessorou projetos de leis de incentivo. Coordenou o programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB/Minc).

- Wellington de Melo | Escritor, professor e tradutor. Semifinalista do Prêmio Portugal Telecom, com o romance Estrangeiro no labirinto.  Um dos idealizadores da FreePorto e produtor do talk-show Laboratório – Literatura & Crítica, em Recife (PE). Atuou como Coordenador de Conteúdo da Bienal Internacional do Livro – PE. Idealizador do Festival Internacional de Poesia do Recife. É Coordenador de Literatura da Secult-PE e editor do selo Mariposa Cartonera.

- Deborah Echeverria | Graduação em Design Gráfico e mestrado em Comunicação e Informação pela UFPE. Diretora e editora da Editora Cubzac. Atuou por duas décadas como diretora de criação da empresa Meios Comunicação. Planeja e executa projetos relacionados à Literatura e formação de leitor. Idealizadora do Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras.

- Roberto Azoubel (Mediador) | Graduação em Ciências Sociais – área de concentração em Antropologia (UFPE). Mestrado e Doutorado em Literatura brasileira (PUC-Rio). Trabalha e pesquisa as políticas públicas de cultura, atuando como assessor técnico da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC).

Serviço:
Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras
Quando: quinta-feira, 10 de março
Horário: das 9h30 às 17h45
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Shopping RioMar
Publico alvo: profissionais de Educação e Cultura, bibliotecários, editores, escritores etc.
Mais informações: bibliotecanasescolas@gmail.com
Entrada gratuita (Inscrições no local, dependendo do número de vagas que ainda estiverem disponíveis).

< voltar para home