Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fotografia

Fototech discute o desenvolvimento dos coletivos fotográficos na Torre Malakoff

O evento acontece nesta quinta-feira (14), às 19h. O acesso é gratuito

Pri Buhr/Divulgação

Pri Buhr/Divulgação

O fotógrafo e pesquisador Eduardo Queiroga, da UFPE, falará sobre a sua pesquisa de mestrado sobre os coletivos fotográficos contemporâneos

De uns tempos para cá, tem sido muito frequente o surgimento de novos grupos no campo da fotografia, os chamados coletivos fotográficos. É possível pensarmos uma fotografia coletiva? Existem diferenças significativas entre os coletivos fotográficos e iniciativas anteriores que agrupavam fotógrafos? Essas perguntas são o foco do livro Coletivos Fotográficos Contemporâneos, que o fotógrafo e pesquisador Eduardo Queiroga apresentará nesta quinta-feira (14), às 19h, na Torre Malakoff, durante o 4º Encontro Fotográfico da Associação de Fotógrafos Fototech Regional Pernambuco, evento realizado em parceria com o equipamento cultural.

Para Queiroga, a atuação destes grupos tem trazido questões importantes para a prática fotográfica. Tanto pelos trabalhos que desenvolvem, quanto pelas provocações e reflexões sobre a linguagem que estimulam. “Os coletivos expandem o nosso entendimento sobre fotografia, nos faz rever determinados limites, provoca transbordamentos”, comenta o autor, que busca contribuir para uma melhor compreensão deste fenômeno.

O livro é o desdobramento de uma pesquisa que se iniciou no mestrado e continuou reverberando pelos anos seguintes à defesa da dissertação. O debate foi ampliado e atualizado: novas experiências foram incluídas, algumas questões foram aprofundadas e o texto foi retrabalhado. A obra visa auxiliar fotógrafos, estudantes e professores a traçar novas possibilidades nas suas relações com o meio fotográfico. Para tratar dos coletivos, o autor analisa diversos modelos de trabalho de fotoclubes e agências, além de fotógrafos cuja atuação já lidava com novos arranjos. Também observa coletivos e suas obras, no Brasil e no exterior.

Sobre o palestrante
Eduardo Queiroga é fotógrafo há mais de 20 anos. É cofundador do Projeto FotoLibras de Fotografia Participativa, com jovens surdos e do Grupo de Educação e Mudança pela Arte (Gema). Foi professor e coordenador do Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo. É doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM – UFPE).

Serviço
4º Encontro Fotográfico da Associação de Fotógrafos Fototech Regional Pernambuco
Quando: quinta-feira (14/7), das 19h às 22h
Onde: Sala de Confluência da Torre Malakoff (Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife)
Entrada Franca

< voltar para home