Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fotografia

Iezu Kaeru leva o “Luz Quilombola – Oficina de Fotografia” para Conceição das Crioulas

Comunidade Quilombola no município de Salgueiro será a próxima a receber o projeto na sede da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC)

Iezu Kaeru/Divulgação

Iezu Kaeru/Divulgação

Idealizado pelo fotógrafo, artista multimídia e educador Iezu Kaeru, o projeto oferece a jovens moradores de comunidades quilombolas oficinas de fotografia que se propõem a introduzir conceito, técnica, história e práticas fotográficas à vivência social nesses territórios étnicos

Através da abordagem da fotografia documental e da linguagem multimídia, o projeto “Luz Quilombola – Oficina de Fotografia” será realizado na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas no município de Salgueiro. Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, as aulas começaram nesta segunda-feira (10) e seguem até o próximo sábado (5), das 8h às 12h, na sede da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC). As inscrições estão abertas para jovens com idades entre 10 e 18 anos que vivem na comunidade e podem ser realizadas na própria AQCC – ou através do telefone (81) 9 8401 0256.

Idealizado pelo fotógrafo e educador Iezu Kaeru, o projeto oferece a jovens moradores de comunidades quilombolas oficinas de fotografia que se propõem a introduzir conceito, técnica, história e práticas fotográficas à vivência social nesses territórios étnicos. As atividades convidam os participantes a vivenciar a poética da construção da imagem, no sentido de construir conhecimento coletivamente.

Iezu Kaeru/Divulgação

Iezu Kaeru/Divulgação


Ao final dos encontros em Conceição das Crioulas, a produção do grupo também será apresentada no formato de exposição coletiva e através de um catálogo impresso

Iniciando pela construção das “caixas mágicas”, que apresentam as primeiras noções sobre a luz na fotografia, os educandos participam ativamente de todas as etapas: desde a produção do conteúdo em campo, até a edição do trabalho e a publicação nas plataformas digitais. A montagem da mostra fotográfica é a última atividade construída em grupo e estimula um importante senso de coletividade e protagonismo social.

“A materialização dos produtos é importante na medida que possibilita que eles percebam que são capazes. Isso exalta a potência dessa juventude popular que, muitas vezes, precisa apenas de oportunidade. Eles trabalham questões como a identidade no material feito por eles mesmos. Passam a olhar a comunidade não como um lugar de ausência, mas de riqueza, diversidade cultural e tanta beleza”, avalia Iezu.

Iezu Kaeru/Divulgação

Iezu Kaeru/Divulgação

Todos os educandos recebem, ao final da ofiina, certificados de participação de 30h/aula de carga horária

Ao final dos encontros em Conceição das Crioulas, a produção do grupo também será apresentada no formato de exposição coletiva e através de um catálogo impresso, construído a partir de elementos visuais trazidos pelos próprios participantes. Todos os educandos recebem, ao final da ofiina, certificados de participação de 30h/aula de carga horária.

Serviço:
Oficina de Fotografia Luz Quilombola na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.
Segunda (10) a sábado (15) | 8h às 12h
Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC).
Informações:  (81) 9 8401 0256

< voltar para home