Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fotografia

Inscrições abertas para o curso de elaboração e gestão de projetos fotográficos

Clicklab será realizado no mês de maio, na CAIXA Cultural Recife

Divulgação

Divulgação

Aulas serão ministradas por quatro facilitadoras com experiência na área da produção cultural: Cecília Urioste, Gabriela Izidoro, Isabela Faria e Maria Júlia Izidoro

Com a proposta de aliar o talento ao empreendedorismo na fotografia, será realizado durante o mês de maio o Clicklab – Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, curso focado na elaboração e gestão de projetos na área de fotografia. O projeto é realizado pela Siricutico Produções, em parceria com a Mollusca Produções, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

O Clicklab busca trata a Fotografia enquanto política cultural e abordará as possibilidades de trabalho e atuação dos gestores culturais, bem como as vias de financiamento e potencialidades do setor. Outros temas a serem abordados é o passo-a-passo da administração e gestão de projetos culturais; e a elaboração de projetos e prestação de contas. No último módulo, os participantes receberão acompanhamento e consultoria das propostas de projetos apresentadas ao longo das aulas.

As aulas serão ministradas por quatro facilitadoras com experiência na área da produção cultural: Cecília Urioste, Gabriela Izidoro, Isabela Faria e Maria Júlia Izidoro. A formação é direcionada para iniciantes, estudantes, fotógrafos, técnicos em fotografia, artistas, produtores e gestores culturais, e pretende contribuir para a capacitação daqueles que atuam no setor, além de estimular a classe profissional a empreender no setor da Fotografia e Cultura.

O curso será desenvolvido ao longo de sete módulos, com carga horária de 60 horas, em três intervalos diferentes durante o mês de maio: 2 a 4; 8 a 11; e nos dias 14, 17 e 18 deste mês. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas ao longo da semana através do link http://clicklab.art.br. O valor para participar é de R$ 50.

Metade das vagas será destinada a pessoas de baixa renda. Para solicitar isenção da taxa, a pessoa interessada deverá comprovar condição de vulnerabilidade social através do envio de comprovante de vínculo com programas do Cadastro Único do Governo Federal. Há também a opção de declarar uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no ato da pré-inscrição, para o e-mail clicklab.contato@gmail.com.

Serviço:
ClickLAB – Elaboração e Gestão de Projetos na área de Fotografia  
Inscrições: http://clicklab.art.br
Local: Sala multimídia da CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife)
Calendário das aulas:
2 a 4 de maio de 2019
8 a 11 de maio de 2019
14, 17 e 18 de maio de 2019
Mais informações: clicklab.contato@gmail.com

Confira abaixo o detalhamento dos módulos:

MÓDULO 1 – Dinâmicas Culturais Contemporâneas
Data: 2  de maio – 13h – 19h
Carga horária: 6 horas
O primeiro módulo apresenta os temas e áreas a serem trabalhados durante todo o curso. Discorrer ainda sobre a cultura e a construção do campo da fotografia enquanto política cultural, e pretende promover uma reflexão e análise crítica dos fenômenos culturais e artísticos contemporâneos, entendendo os mecanismos de distribuição da cultura e abordando sua relação com a política, economia, o desenvolvimento social e seus impactos locais.

MÓDULO 2 – Gestão cultural
Data:  03 de maio – 13h – 19h
Carga horária: 6h
Este módulo pretende abordar a área da Gestão Cultural, no intuito de apresentar as possibilidades de trabalho e atuação dos gestores culturais. Compreendendo a gestão cultural não apenas como uma sucessão de atos rotineiros de administração, mas como um conjunto de iniciativas que abarcam o gerenciamento criativo a partir de demandas para os principais problemas e soluções encontrados na prática da gestão cultural, como a capacidade de resposta às diversas situações e realidades, seja de instituições ou de projetos culturais. Para tanto prevê a análise a alguns espaços culturais da cidade para traçar uma análise crítica de projetos e as ações identificadas.

MÓDULO 3  – A Fotografia
Data: 04 de maio – 13h – 19h
Carga horária: 6h
Este módulo será dedicado a uma abordagem teórica e prática sobre a fotografia enquanto campo cultural, linguagem artística e ferramenta de trabalho. Será discutido sobre como é constituído o campo atualmente, com ênfase na realidade do estado de Pernambuco, e as suas potencialidades, para contribuir na formação de agentes que possam atuar na área de maneira mais consciente e crítica. A proposta é oferecer embasamento para entender o que a fotografia aporta ao cenário cultural e a importância de desenvolvermos projetos nesta área, considerando a cultura visual contemporânea.

MÓDULO 4 – Gestão e Administração de Projetos
Data:  8 e 9 de maio – 13h às 19h
Carga horária: 12h
Neste encontro serão apresentados as etapas e os passos que permitem a compreensão sobre a necessidade e importância da gestão de projetos e de como realizá-la ativamente, compreendendo todas as fases do processo: criação, produção, distribuição, difusão e etc. explorando conhecimentos que discorram sobre as atividades de planejamento, pesquisa, análise, gestão, implementação e avaliação. Abordará ainda conhecimentos sobre as diferentes formas de financiamento e captação de recursos, comunicação para projetos e etc. Aqui nos propomos também a realizar a análise de alguns projetos já realizados.

MÓDULO 5 -  Elaboração de Projetos
Data:  10 e 11 de maio | 13h às 19h
Carga horária: 12h
A proposta é de, neste módulo, discorrer sobre a elaboração escrita de um projeto cultural (descrição, justificativa, objetivos, metas, metodologia, cronograma, orçamento e plano de trabalho, entre outros), abarcando formas e métodos que viabilizem que os participantes possam, na prática, desenvolver suas ideias para que cheguem a se tornar projetos que sejam capazes de apresentar a proposta de forma clara, concisa, objetiva e realista, com todas as exigências e necessidades expostas de forma a garantir a viabilidade e a execução do projeto.

MÓDULO 6 – Prestação de contas
Data : 14 de maio – 14h – 17h :
Carga horária: 3h
Abordar as questões referentes à administração e prestação de contas em projetos culturais, buscando estimular a compreensão acerca da necessidade de se estabelecer um domínio amplo e estratégico referente ao projeto, com o intuito de conhecer as necessidades, identificar riscos, definir estratégias e métodos de trabalho, atuar preventivamente e exercer o processo da tomada de decisões, gestão financeira, avaliação e encerramento dos projetos. Neste módulo os participantes irão, na prática, escrever seus projetos durante as aulas.

Neste módulo daremos ênfase especial à Prestação de Contas da Lei de Incentivo Estadual Funcultura.

MÓDULO 7 – Consultoria e acompanhamento de projetos
Data: 17  de maio | 10h às 13h – 14h – 18h
18 de maio | das 09h às 12h e das 13h às 18h
Carga horária: 15 horas
O último módulo se propõe a realizar um acompanhamento e consultoria das propostas de projetos culturais apresentadas pelos participantes, iremos, coletivamente, analisar as propostas desenvolvidas no módulo anterior e fornecer assessoria, a partir da experiência dos instrutores, para a melhor viabilidade das propostas apresentadas, com o propósito de tornar os projetos mais eficientes, objetivos e viáveis ao mercado cultural.

< voltar para home