Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fotografia

Inscrições abertas para oficina gratuita de crítica de arte especializada em fotografia

Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de abril na atividade, que conta com incentivo do Funcultura

Estão abertas as inscrições para oficina de Fotocrítica que as pesquisadoras e artistas Cecilia Urioste e Mila Souza irão oferecer entre os dia 15 de abril e 29 de julho, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). A atividade, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, acontecerá uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30, na Fundaj. Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente até o dia 1º de abril, através do e-mail: fotocriticarecife@gmail.com.

Voltada para estudantes, artistas e pessoas que tenham interesse em exercitar a escrita e narrativa crítica, a formação aborda tanto questões historiográficas da fotografia quanto questões no campo da formação da subjetividade do sujeito que vive no mundo atual, perpassando debates sobre tecnologias e sobre trabalhos de fotógrafos conhecidos. A oficina é dividida em três módulos, começando com a apresentação dos conceitos básicos da crítica de arte e dinâmicas que estimulam um olhar aguçado sobre as imagens. Na segunda etapa, iniciam-se as leituras de textos críticos, discussões sobre trabalhos de fotógrafos legitimados no circuito artístico, exposições em cartaz e livros fotográficos. Já no terceiro módulo, os alunos começam a exercitar as reflexões feitas em sala através da escrita e edição de textos, tendo como objetivo da etapa final a publicação de uma revista especializada produzida inteiramente pelo grupo.

“A gente vive em uma cidade e um em mundo onde cada vez se tem mais interesse por imagem, por produzir e se comunicar através dela, mas temos uma lacuna muito grande no pensar sobre a imagem”, diz a facilitadora Cecilia Urioste. “Historicamente, no campo da fotografia no Brasil, nós temos poucos críticos de arte. O que acontece hoje é que críticos e críticas de arte que se dedicam à arte contemporânea abordam a fotografia, mas a especialização voltada para a arte fotográfica ainda é tratada por poucas pessoas. Queremos estimular mulheres e homens a pensar sobre esse campo que é tão específico, mas também complexo”, complementa Mila Souza. Além das duas pesquisadoras, o crítico e curador Moacir dos Anjos também participa da oficina como convidado, facilitando algumas aulas.

Serviço
Oficina Fotocrítica
Período: de 15 de abril a 29 de julho (apenas às segundas-feiras), das 19h às 21h30
Local: Fundação Joaquim Nabuco – Derby (R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE)
*Inscrições gratuitas até 1º de abril, através do e-mail: fotocriticarecife@gmail.com

< voltar para home