Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fotografia

‘Uma ponte para duas cidades’ ocupa a Torre Malakoff

Mostra de acesso gratuito fica em cartaz até 22 de julho

Uma ponte para duas cidades, exposição de Carol Lopes com curadoria de Douglas de Freitas chega à Torre Malakoff nesta quarta-feira (15/6).

A partir de colagens, sobreposições e composições, o público terá o oportunidade de apreciar os rastros afetivos de um viajante, sua relação com duas cidades que compõem o eixo de sua existência. Um imaginário formado por fotografias vindas do Museu da Cidade do Recife e do Museu da Cidade de São Paulo. Em destaque, os vestígios dos dois espaços distintos, agora transformados em um único e novo lugar, habitado por novas relações e sentidos.

Divulgação

Divulgação

Mostra fica em cartaz até 22 de julho

O trabalho investiga possibilidades para o uso de imagens antigas, para além da nostalgia, sugerindo uma intervenção real no presente. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de julho, propondo reflexões sobre acervos fotográficos pessoais, estimulando a atenção não apenas para uma possível fotografia esquecida, mas também sobre aquelas imaginadas, latentes, em construção.

“É o ato de passear nessa fotografia estática, na imagem falada, ouvida, encenada, lida. É um exercício de imersão nesse espaço. Ver todas as passagens das fotografias contidas nesse acervo para rever o sentido original, questionar, duvidar, ver aquilo que foi esquecido, o que não foi visto e o que pode ser conhecido, recriado ou imaginado. É enxergar o acervo como uma eterna possibilidade de novas fotografias que precisa ser investigado, entendido, desvendado e recriado. Ver nesses acervos um pedaço desse mundo onde a dúvida habita, sem verdades dogmáticas. É um espaço de livre articulação, um acervo, onde os elementos são rearranjados e um novo entendimento de mundo pode ser constantemente recriado”, convida a curadoria.

Sobre o curador
Douglas de Freitas é Curador de Artes Visuais do Museu da Cidade de São Paulo. Entre suas curadorias destaca-se Guerra do Tempo, de Marilá Dardot na Chácara Lane, 2016; Arte à Mão Armada, de Carmela Gross, 2016. Desde 2012 é curador das exposições na Capela do Morumbi, onde realizou a performance de Maurício Ianês, as instalações de Tatiana Blass, Lucia Koch, Iran do Espírito Santo, Felipe Cohen e Laura Belém; e a instalação de Sandra Cinto na Casa do Sertanista. Foi selecionado na Temporada de Projetos 2012 do Paço das Artes (SP) com projeto na categoria Curadoria. A mostra Instável reúne obras de Ana Paula Oliveira, Laura Belém, Laura Vinci, Marcelo Mosqueta, Geórgia Kyriakakis, Maurício Ianês e Marina Weffort. Entre 2010 e 2012 foi coordenador do Edital de Arte na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (7 projetos de grande escala em espaços públicos). Foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste de Artes Visuais, pelo PROAC artes visuais 2013, com o projeto com intervenções dos artistas Débora Bolsoni, Wagner Malta Tavares e Laura Vinci, e pelo Edital de Artes Visuais da Prefeitura do Recife.

Serviço
Exposição ‘Uma ponte para duas cidades’

Abertura: 15 de junho
Exposição 16 de junho à 22 de julho
Endereço: Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 15h às 18h | Domingos, das 15h às 19h
Telefone: (81) 3184.3180
Entrada Gratuita
E-mail: torre.malakoff@gmail.com

< voltar para home