Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Livro Cartografia das Artes Plásticas no Recife dos anos 1980: Deslocamentos Poéticos e Experimentais

Com base em extensa pesquisa documental e entrevistas com artistas, publicação retoma o fio da memória da chamada "geração 80".

Título: Cartografia das Artes Plásticas no Recife dos anos 1980: Deslocamentos Poéticos e Experimentais
Tipo de produto: Livro
Classificação: Artes visuais. História da Arte Pernambucana
Nome do proponente: Simone Ferreira Luizines
Autora:  Joana D´arc de Sousa Lima
Descrição: Escrito com graça e leveza, este livro nos leva de volta aos anos 1980. Eles não teriam constituído uma “década perdida”, como se tornou usual tratá-los, mas sim um tempo de experimentações e liberdade, no reencontro da sociedade brasileira com a democracia. Isso valeria particularmente para o campo das artes plásticas no Recife, sobre o qual a obra se debruça. Ali floresceram ateliês, grupos artísticos e atividades coletivas, costuradas por relações de amizade, com espaço para atividades diferenciadas e criativas num momento em que as artes ainda não estavam plenamente engolfadas pela lógica do mercado e do espetáculo. Com base em extensa pesquisa documental e 44 entrevistas realizadas com artistas do período, a autora retoma o fio da memória da “geração 80″ que não poderia ser reduzida, nas artes plásticas, ao “retorno a pintura”, em suposta oposição às artes da década de 1970. Três grupos receberam atenção especial: Carasparanambuco, Formiga Sabe que Roça Come e Quarta Zona de Arte, mas o livro ilumina toda a cena multifacetada das artes no Recife, em seus aspectos simultaneamente históricos, culturais e políticos. O olhar atento sobre o local, contudo, não ignora suas ligações com o restante do país, destacando-se por exemplo a influência da obra do carioca Hélio Oiticica tanto sobre os “estabelecidos” como sobre os “outsiders” pernambucanos.  Ao esboçar uma “cartografia das artes pláticas no Recife”, a autora não deixa de fazer ao mesmo tempo um painel das tendências das artes plásticas e da crítica de arte brasileira nos anos 1980, que demonstra terem sido muito mais diversificadas do que restringe o período à “revitalização da pintura”. Em suma, a obra é fundamental não apenas para os especialistas em artes, mas também para todos os interessados na transição à democracia no Brasil. A autora analisa com talento e sensibilidade um momento de “passagem”, evidenciando as conexões históricas entre as artes e a sociedade.
Ano de lançamento: 2014
Edição:
Editora: Universitária UFPE
Preço (R$): R$ 40,00
Locais de venda:  Livraria da Jaqueira (R. Antenor Navarro, 138 – Jaqueira, Recife – PE, 52050-010. Telefone: (81) 3265-9455) e Livraria Cultura (shopping Paço Alfândega - Rua Madre de Deus, s/n, Recife – 50030-110. Recife – PE).
Tiragem: 1.300
Distribuição gratuita: 950 exemplares destinados a bibliotecas, museus, universidades, centros culturais. Interessados em obter o livro gratuitamente devem entrar em contato com direto com a autora ou produtora.
Contatos: Joana D’Arc de Sousa Lima (Autora) – joanasoleil@hotmail.com / 81 3223-0074
Simone Ferreira Luizines (Produtora) – simoneluizines@hotmail.com

< voltar para home