Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

11º Encontro Nordestino de Xaxado celebra tradições em Serra Talhada

Evento reúne grupos, com o incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco.

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

A Fundação Cultural Cabras de Lampião, Ponto de Cultura localizado em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, realiza até domingo (07/06) a 11ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado. O encontro teve início na última quarta-feira (03/06), realizando mais de 50 apresentações na Estação do Forró, escolas da rede pública de ensino, Pátio da Feira Livre e distritos da zona rural. O encontro conta com grupos de xaxado e danças populares dos municípios de Solidão, Serra Talhada , Arcoverde (PE), João Pessoa, Patos, Areias, Joca Claudino, Campina Grande (PB); Parnamirim (RN), Fortaleza (CE), Poço Redondo (SE) e ainda um grupo participante de Ivoti, no Rio Grande do Sul – Cia de Dança Raízes da Paz . O evento tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura. Confira a programação completa AQUI.

O Encontro Nordestino de Xaxado é realizado desde 2002, sendo consolidado como um importante encontro da cultura popular no interior do estado. Este ano, o evento homenageia a trajetória de 20 anos do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. O superintendente de Gestão do Funcultura, Gustavo Araújo, marca presença no encontro nesta sexta-feira (05/06).

Cleonice Maria, presidente da Fundação Cabras de Lampião, revela que houve um cuidado especial com cada detalhe da programação. “Já que esse ano o encontro será a festa de comemoração de 20 anos dos Cabras de Lampião, tudo foi pensado nesse contexto. A Estação do Forró, principal polo de apresentações, é a nossa casa. É onde fica nossa sede, o Museu do Cangaço. As escolas que recebem os espetáculos têm uma relação íntima com a história do grupo, pois são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunir e construir essa história. A feira livre foi onde tudo começou, onde os Cabras de Lampião fizeram sua primeira apresentação. Os grupos que foram convidados esse ano são grupos que sempre encontramos por aí, que conhecemos nas estradas da cultura, nos festivais e que sempre contribuíram bastante com nossa caminhada”.

Dentro da programação, também são realizadas oficinas de xaxado, feira de artesanato, apresentação musicais e de bacamarteiros, passeio turístico ecológico “Nas Pegadas de Lampião”, exposição “Cabras de Lampião – O Bando da Cultura do Nordeste”, entrega da Comenda Virgolino Ferreira da Silva, além do lançamento do filme em curta-metragem “Papo Amarelo – O Primeiro Tiro”, produzido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião com roteiro e direção de Anildomá Willans de Souza e direção de fotografia de Camilo Melo.

Mais informações: www.cabrasdelampiao.com.br
Fundação Cultural Cabras de Lampião / Museu do Cangaço de Serra Talhada
Contatos: (87) 3831 3860 / 9938 6035 / 9661 8811

< voltar para home