Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco ocupa palcos do Recife

Lizandra Martins

Cia Biruta (Petrolina) apresenta a peça “Chico e Flor Contra os Monstros na Ilha do Fogo”

Julho conta com uma programação de teatro para infância intensa no Recife, graças ao 12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, realizado pela Metrón Produções com o incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco. O evento segue ocupando quatro palcos da cidade até 02 de agosto: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) e Teatro Santa Isabel. Os espetáculos são encenados espetáculos aos sábados e domingos, às 16h30. Confira programação AQUI.

A programação foi composta a partir de edital nacional de seleção, com a participação de 130 de espetáculos. O resultado são 24 apresentações de 12 companhias, sendo nove da Região Metropolitana do Recife, uma companhia de Petrolina (Cia. Biruta), representando o Sertão do Estado; e dois representantes do Sul e Sudeste do País, uma companhia de Curitiba com o espetáculo “Entre Janelas” (Tato Criações Cênicas) e a Cia. Arte Móvel da cidade de Americana (São Paulo), com o “Pinócchio – Olhos de Madeira”.

A curadoria foi composta por: Marcondes Lima, mestre em Artes Cênicas (UFBA), e professor do Curso de Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas (UFPE), encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator e bonequeiro; sócio fundador do Mão Molenga Teatro de Bonecos; Ruy Aguiar, ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e diretor da Metron Produções; e Williams Sant’Anna, gestor cultural, arte educador e historiador; especialista em Gestão Cultural (MinC, Fundaj e UFRPE); mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), pesquisador de artes cênicas, ator, palhaço, encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista cênico.

Rafael Ceu

Rafael Ceu

Coletivo de Teatro Domínio Público (Recife) encena “Os Três Coroados”, texto de Luiz Felipe Botelho.

O festival também oferece atividades de formação e articulação para artistas e técnicos da área. O “12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco foi concebido não apenas para formar plateias, mas também congregar os profissionais que desenvolvem trabalho para crianças e jovens, buscando a discussão, formação e reciclagem dos mesmos”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções.

Homenageados - Este ano o festival presta homenagem ao casal de artistas pernambucanos Mônica Vilarim e Roberto Costa pelo estímulo e trabalho desenvolvido nas artes cênicas ao longo de 30 anos. Mônica exerceu a profissão de atriz e bailarina, no currículo tem mais de 30 espetáculos para crianças. O início da carreira, aos 13 anos, foi no espetáculo “A Cigarra e a Formiga” dirigido por Roberto Costa, que além de diretor teatral, é cenógrafo, aderecista, ator, figurinista, empresário e produtor teatral, com destaque na produção de musicais para infância a partir de clássicos da literatura.

Informações
Telefones: (81) 30886650 / 88590777
Site: www.teatroparacrianca.com.br

< voltar para home