Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

3º Engenho de Imagem está com inscrições abertas para suas oficinas

Com incentivo do Funcultura, o projeto oferece 25 vagas gratuitas para curso de formação em cinema voltado a pessoas da Zona da Mata Norte do Estado. Inscrições vão até 25/07

Manu Leite/Divulgação

Manu Leite/Divulgação

As oficinas são gratuitas e acontecerão na cidade de Carpina

Profissionais, amadores e público-geral da Zona da Mata Norte interessado em Audiovisual e Cinema contam com uma grande oportunidade de capacitação. Estão abertas até dia 25/7 as inscrições para a 3ª edição do Curso Engenho de Imagem, um projeto gratuito de formação livre na área, que acontece de 3/8 a 8/9, na cidade de Carpina.

O curso Engenho de Imagem é uma realização das produtoras 9Oitavos e Anilina, que se juntaram para aquecer e fomentar o mercado de audiovisual da Mata Norte. Com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, a iniciativa já ocorreu em duas edições, trazendo visibilidade e fortalecimento ao cinema independente feito na Zona da Mata.

As aulas acontecem durante seis fins de semana consecutivos, uma imersão intensa em nove conteúdos relacionados à realização audiovisual com importantes nomes do cinema pernambucano, como Hilton Lacerda, Pedro Severien e Lívia Falcão. As temáticas abordam desde o planejamento e a concepção de projetos até a concretização, culminando com a realização de dois curtas-metragens feitos inteiramente pelos participantes.

Ao todo, são 25 vagas disponíveis, exclusivas para naturais ou residentes da Zona da Mata Norte. Para participar, basta realizar pré-inscrição pelo link bit.ly/engenhodeimagem, até dia 25/07. Os 25 contemplados serão selecionados tendo em vista expertise e/ou interesse na área, bem como disponibilidade para as aulas. O resultado da seleção sai no dia 26/07. Além do curso, os selecionados recebem alimentação, hospedagem, transporte e material didático.

INCENTIVANDO O AUDIOVISUAL – A primeira edição do curso, em 2013, aconteceu no Engenho Poço Comprido, em Vivência; e a segunda, em 2017, na Praia de Atapuz, em Goiana. Ao todo, foram 50 pessoas formadas nas mais diversas habilidades para realização audiovisual, em temáticas como Produção Executiva, Direção de Arte, Roteiro e Atuação. Como resultado das edições, foram realizados quatro curtas-metragens – “Zé Mateu”, “Cícero”, “Avesso Reverso” e “Geisiely com Y” – obras que retratam realidades e vivências da Mata Norte.

Para 2019, a intenção é dar seguimento ao processo de fortalecer o Cinema feito de forma independente, qualificando e inserindo pessoas da Zona da Mata na cadeia produtiva do audiovisual. “Esperamos atuar como elemento propulsor desse mercado, formando profissionais competentes para que o bom Cinema pernambucano siga se fortalecendo, tendo como base talentos originários do interior”, aponta Caio Dornelas, coordenador pedagógico do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3 e 4/8 – Elaboração de Projetos e Acessibilidade, com Carla Francine e Túlio Rodrigues
10 e 11/8 – Narrativa Cinematográfica, com Pedro Severien
17 e 18/8 – Roteiro para Cinema, com Hilton Lacerda
24 e 25/8 – Fotografia e Produção Executiva, com Tiago Calazans e Tarsila Tavares
31/8 e 1/9 – Atuação para Cinema e Produção, Lívia Falcão e Eva Jofilsan
7 e 8/9 – Direção de Arte e Assistência de Direção, com Lia Letícia e Pethrus Tibúrcio

Serviço
3º Curso Engenho de Imagem
Quando: de 03 de agosto a 08 de setembro de 2019
Local: Carpina – PE
Pré-inscrições pelo link bit.ly/engenhodeimagem, até 25 de julho
Divulgação dos inscritos no dia 26 de julho via e-mail e redes sociais
Mais informações: engenhodeimagempe@gmail.com

< voltar para home