Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

4ª Noite do Formigueiro traz frevo e coco a Tracunhaém

Evento do Ponto de Cultura Andaluza, que valoriza a cultura popular da Zona da Mata Norte, será realizado no sábado 11 de fevereiro, a partir das 21h

Divulgação

Divulgação

O Bloco Caravana Andaluza foi fundado em 1963, no Engenho Abreus de Tracunhaém

Neste sábado (11), o município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebe mais uma edição do projeto Noite do Formigueiro. O evento traz diversão gratuita para a população local, valorizando a cultura popular e de raiz. A festa começa a partir das 21h, e conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

A 4ª edição do evento é especialmente dedicada ao carnaval, e o público poderá conferir o bloco rural Caravana Andaluza, que há 53 anos anima os carnavais dos moradores dos engenhos de cana de açúcar, e o coquista Mano de Baé. As duas atrações se apresentam na sede do Ponto de Cultura Andaluza, na Rua Presidente Castelo Branco, nº 64, Centro de Tracunhaém.

Bloco Caravana Andaluza – Fundado há meio século, o bloco começou a fazer história no antigo terreiro do Engenho Abreus, área rural de Tracunhaém. Sua primeira apresentação ocorreu em 03 de setembro de 1963. Atualmente, o grupo conta com 60 brincantes, formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Durante as apresentações do Bloco Rural Caravana Andaluza, o grupo divide em dois cordões, cada um deles formado apenas por mulheres, que animadas ao som da orquestra de frevo rural, fazem evoluções em torno do estandarte. Segurando um apito e bengala, o mestre – pessoa responsável para dar as coordenadas do cortejo, ainda improvisa versos nos intervalos de cada apresentação. Os sons instrumentais que ecoam durante as apresentações partem de uma orquestra (terno) que acompanha o grupo, com instrumentos de sopro e percussão.

Leo Caldas

Leo Caldas

O Coco Mano de Baé é comandado pelo poeta e artesão Evilásio Leão Machado

Serviço:
4ª Noite do Formigueiro
Atrações: Bloco Rural Caravana Andaluza e Coco Mano de Baé
Quando: 11 de fevereiro, das 21h às 2h
Local: Ponto de Cultura Andaluza – Rua Presidente Castelo Branco, nº 64, Centro (próximo à Compesa) – Tracunhaém

< voltar para home