Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

6º Festival de Teatro de Igarassu inicia temporada de espetáculos

O evento, que conta com incentivo do Funcultura, vai até o dia 29/11

O espetáculo Chico Cobra e Lazarino abre a programação do Festig (Foto: Paulo de Souza/Divulgação)

O espetáculo Chico Cobra e Lazarino abre a programação do Festig (Foto: Paulo de Souza/Divulgação)

Igarassu recebe, a partir desta quinta-feira (20), a 6ª edição do Festig (Festival de Teatro de Igarassu). O evento, que conta com o incentivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco, terá apresentações de 23 espetáculos, que incluem produções teatrais para adultos, para a infância e de rua, além de oficinas, leituras dramatizadas e uma exposição fotográfica com relatos e depoimentos de personalidades da área cultural sobre a trajetória do homenageado desta edição, o ator, diretor, iluminador e produtor teatral Izaltino Caetano, de Olinda, que inclusive leva uma de suas montagens ao Festig, “O Menino Detrás das Nuvens”, no domingo (23).

Izaltino Caetano será o grande homenageado da mostra teatral (Foto: Acervo Pessoal)

Izaltino Caetano será o grande homenageado da mostra teatral (Foto: Acervo Pessoal)

O Grupo Teatral Ariano Suassuna, que comanda toda a produção do evento, abre a programação com duas montagens, a adulta “Chico Cobra e Lazarino”, na quinta-feira (20), e, para a infância, “Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto”, na sexta-feira (21). Vale destacar também, no segundo dia, a encenação do espetáculo “Risoflora – A História de Uma Drag Queen”, solo interpretado pelo ator Emanuel David D’Lucard, que conta a história emocionante de uma performista que, em cena, decide passar a limpo sua trajetória de vida.

No sábado (22), é a vez do Circo Malungus levar todo seu humor e encanto ao Pátio do Ginásio Poliesportivo de Igarassu, às 16h. Na apresentação, a companhia mostrará, com números clássicos circenses, a luta dos palhaços Pachelo, Minervina, Gigante e Chiquitita para manter as lonas da companhia de pé. Já o Grupo Imagem de Teatro, de Fortaleza, encena, nesse mesmo dia e no domingo (23), o espetáculo “Navalha na Carne”. A trama, que narra a relação entre um cafetão, uma velha prostituta e um empregado de um bordel, é baseada em um dos textos mais célebres do dramaturgo paulista Plínio Marco, e aborda, de forma naturalista e com teor provocativo, as mazelas da sociedade.

A companhia cearense Grupo Imagem de Teatro traz a Igarassu a montagem Navalha na Carne, de autoria do autor paulista Plínio Marco (Foto: Giulian Olá/Divulgação)

A companhia cearense Grupo Imagem de Teatro traz a Igarassu a montagem Navalha na Carne, de autoria do autor paulista Plínio Marco (Foto: Giulian Olá/Divulgação)

Nos dias 24 e 28 de novembro, a companhia argentina Chincho Poroto apresenta a montagem “Lios de Granja”, no Centro de Artes Mestre Narciso Félix de Araújo, às 16h. A peça traz em seu enredo a linda amizade do fazendeiro Dom Remo e seu cão Falucho. Outro destaque internacional da mostra teatral é o espetáculo “Fábula Buffa”, da companhia ítalo-espanhola Teatro Pícaro, que entra em cena nos dias 24 e 29/11, Centro de Artes Mestre Narciso Félix de Araújo, às 20h. Sob a direção de Carlo Boso, a peça, inspirada na tradição popular italiana, conta o nascimento de um contador de histórias que, com o seu olhar irônico e grotesco sobre uma realidade nem sempre tranquilizadora, narra a cumplicidade de dois pedintes da época pré-cristã, um paralítico e um cego, que, milagrosamente são curados contra sua vontade, enfrentam o desafio de ter que lidar com a nova condição de suas vidas.

Os espetáculos Fábula Buffa e Lios de Granja são os destaques internacionais do Festig (Fotos: Divulgação)

Os espetáculos Fábula Buffa e Lios de Granja são os destaques internacionais do Festig (Fotos: Carlo Boso e Frederico Abaca/Divulgação)

O Festig segue até o dia 29/11, em vários lugares do município de Igarassu. Confira a programação completa:

< voltar para home