Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

6º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife começa na segunda-feira (16)

Com incentivo do Funcultura, a mostra audiovisual exibirá gratuitamente mais de 80 filmes na capital pernambucana

Divulgação

Divulgação

Nesta 6ª edição, o FIFER conta com 25 filmes na mostra competitiva

O 6º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (FIFER) incia, na próxima segunda-feira (16), a maratona de exibição dos mais de 80 filmes que integram sua programação neste ano. Com incentivo do Funcultura, o FIFER realizará mostras paralelas e competitivas em vários pontos da cidades, entre eles, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj-Derby), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Aliança Francesa. O evento tem como objetivo exibir e premiar produções que abordam, através do olhar etnográfico, a cultura do outro – seus saberes, artes, comportamentos.

Ao todo, o Festival conta com 25 filmes na mostra competitiva, que concorrem nas categorias de Melhor Filme Etnográfico, Melhor Documentário, Menção Especial do Júri e Melhor Filme do Júri Popular. Os demais filmes serão exibidos ao longo do FIFER, nas mostras paralelas.

O homenageado desta edição é Vincent Carelli, antropólogo, realizador audiovisual e fundador do projeto Vídeo das Aldeias, que desde 1987 coloca o vídeo a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios, por meio de formação de cineastas indígenas. Entre as obras que dirigiu está A Arca dos Zo’é, que recebeu vários prêmios, entre eles o primeiro prêmio no 16º Tokyo Video Festival e no Cinéma du Réel, em Paris. Seus filmes já foram exibidos pelo Canal+ na França e por uma série de televisões públicas pelo mundo.

O Festival Internacional do Filme Etnográfico teve sua primeira edição em novembro de 2008, numa realização do Laboratório de Antropologia Visual (LAV), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da UFPE. Desde então, vem sendo realizado anualmente, em parceria com a Fundaj.

Oficinas
O FIFER contará ainda com duas oficinas gratuitas, que ainda estão com inscrições abertas. Com realização do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (LAV), os encontros acontecerão na UFPE, durante o evento. Serão disponibilizadas 15 vagas para a oficina de roteiro do filme etnográfico e 15 para a oficina de introdução a antropologia visual e ao filme etnográfico. Interessados deverão enviar nome completo, CPF e ocupação/curso para o e-mail oficinas@filmedorecife.com.br.

Confira aqui a programação completa do FIFER.

< voltar para home