Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

8º Festival Curta Taquary movimenta Taquaratinga do Norte nesta semana

Camilo Cavalcante e Gilda Nomacce são os grandes homenageados do festival neste ano, que começou nesta segunda-feira (23), no agreste pernambucano. O evento conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Curta Taquary exibirá mais de 150 filmes até a próxima sexta-feira (27)

O 8º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem iniciou nesta segunda-feira (23), em Taquaritinga do Norte, a maratona de exibição de curtas que movimentará o circuito cultural da cidade até a próxima sexta-feira (27). O evento, que conta com incentivo do Funcultura, presta uma homenagem, neste ano, ao cineasta pernambucano Camilo Cavalcante e à atriz paulista Gilda Nomacce, e exibirá, dos 522 filmes inscritos, 165 obras nessa edição. As produções são de 17 estados brasileiros e 25 países. Confira aqui a programação completa.

Nesta edição, o festival terá três mostras competitivas: Competitiva Nacional, Primeiros Passos e Dália da Serra. Além disso, terá as mostras paralelas: Sessão Especial, Curta à Meia Noite, Curta Animação, Curtas Fantásticos, Mostra Diversidade, Curta Documentário, Mostra Infantil, Mostra Infanto-Juvenil, Mostra Olhar Feminino, Mostra Internacional, Mostra Hacelo Corto e Mostra Caribe. As mostras irão ocorrer na praça Otto Sailer, no centro de Taquaritinga, e em escolas públicas.

De acordo com o diretor do evento, Alexandre Soares, desde o primeiro Curta Taquary foram registrados 25 mil participantes. Destes, 10 mil estiveram presentes no ano passado. Para este ano, ele espera 15 mil pessoas e prepara algumas novidades. “Vamos ter uma participação maior de curadores e diretores internacionais vindos de 15 países provenientes da América Latina, Europa e África”, disse Soares. Além da exibição de filmes, a programação inclui seminários, oficinas e palestras.

Homenageados
Cineasta e roteirista, Camilo Cavalcante é pernambucano e trabalhou como diretor no filme 5 Vezes Chico – O Velho e Sua Gente (2015), em que dividiu a direção com Gustavo Spolidoro e Ana Rieper. Nas produções Beco (2014) e A História da Eternidade (2014), foi roteirista e diretor. A História da Eternidade foi seu primeiro longa-metragem, como diretor possui grande experiência em curtas e médias. O longa, além de ser exibido no festival de Rotterdam, levou os principais prêmios do Festival de Paulínia em 2014. Ao todo, recebeu cinco troféus: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e o prêmio da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Em 2015, recebeu o prêmio de público na Mostra de São Paulo e foi escolhido também como Melhor Filme no Festival de Vitória, no Espírito Santo.

Já a atriz e produtora Gilda Nomacce é paulista e foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília, pelo trabalho realizado em Trabalhar Cansa (2011). Além disso, atuou em outros filmes, como Quando Eu Era Vivo (2014), Gata Velha Ainda Mia (2014), Ausência (2014), De Menor (2013), Luz nas Trevas (2010) e Fucking Different São Paulo (2010). Em 2016 está prevista a estreia de Meu Amigo Hindu (2015), filme que atua e é dirigida por Hector Babenco. Começou sua carreira aos 12 anos no teatro e, em 2007, iniciou no cinema, no curta Um Ramo, dirigido por Marco Dutra e Juliana Rojas.

Festival Internacional Curta Taquary
Idealizado por Alexandre Soares, diretor e curador do festival, o Curta Taquary teve início em 2005. Reúne artistas, ativistas e amantes da sétima arte em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com a proposta de apresentar uma grande diversidade de curtas-metragens nacionais e internacionais ao público da região. Desde a primeira edição o festival já apresentou mais de 1000 curtas para mais de 25 mil pessoas. Neste ano, o oitavo Curta Taquary, além das mostras competitivas, terá uma programação com seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca. O projeto tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura.

< voltar para home