Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

A vaidade feminina por Gio Simões Glasner

Mostra segue em cartaz até novembro, no Barchef

Depois do sucesso de sua primeira exposição – Nude, em maio deste ano, a artista plástica pernambucana Gio Simões Glasner inaugura nesta quarta-feira (15), às 20h, a mostra Blush (sim, o nome faz referência àquele produto feito para dar uma aparência saudável às maçãs do rosto), no Barchef Mercado Gourmet. Com produção da Nuvem, a vernissage contará com trilha sonora da DJ Lala K e do cineasta Daniel Aragão. O Portal Nuvem é um projeto com incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco, responsável pelo lançamento de nove jovens artistas.

Gio [Foto: Victor Jucá/Divulgação]

Gio retrata o universo feminino em suas telas [Foto: Victor Jucá/Divulgação]

Nesse novo trabalho, Gio explora a beleza que está circunscrita no universo feminino, a mesma beleza que admira desde a infância, quando frequentava o ateliê de moda de sua mãe. Se em Nude suas personagens apareciam em situações e cenários mais complexos, em Blush, essas mulheres são retratadas em momentos intimistas, que estão diretamente ligados à vaidade – seja ao tirar a roupa num palco, seja chorando ao telefone com o rímel escorrendo no rosto, ou na cama retocando a maquiagem. “O tema vaidade pode nem estar tão explícito em alguns desenhos. No final, eu acabei saindo da coisa da vaidade pelo ato de se produzir”, afirma.

Para a artista, o desafio também está em se assumir como modelo de sua própria obra, deixando isso mais claro para quem vê suas pinturas mais atuais. “Desde o começo quis pintar mulheres, mas havia uma dificuldade em encontrar modelos e dirigi-las da forma que queria. Sendo assim comecei a produzir fotos minhas que serviriam de base para minhas pinturas”, explicou.

Blush segue em cartaz até o dia 16 de novembro, no Barchef. Confira o teaser da exposição:

< voltar para home