Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Abertas inscrições para curso de Filosofia Contemporânea da Arte

O curso pretende proporcionar uma visão crítica sobre a arte e a história da arte.

O espaço 3emeio – cultura em movimento está com inscrições abertas para o curso Filosofia Contemporânea da Arte,  ministrado por Filipe Campello, doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt. O curso apresenta um panorama sobre as principais questões do atual debate sobre filosofia da arte, conjugando exemplos e interpretações sobre a arte na contemporaneidade. A iniciativa na área de formação cultural tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Por isso, são oferecidas gratuitamente 20 vagas. Os interessados deverão enviar o currículo até quinta-feira (14/05) para o email contato@3emeio.com.br para participar da seleção. A sede do 3emeio fica na Avenida Rui Barbosa, 1105, Graças, no Recife, mesmo prédio da Toyolex.

As aulas iniciam na próxima segunda-feira (18/05) e acontecem sempre no horário das 14h às 18h durante os meses de maio, junho e julho (de 18 a 20/05, de 25 a 27/05, de 01 a 03/06, de 08 a 10/06, de 15 a 17/06, 29 e 30/06, 01, 06 e 07 de julho). O curso pretende estimular o debate entre professores, estudantes e profissionais ligados à arte, tais como artistas e curadores; proporcionar uma visão crítica sobre a arte e a história da arte; oferecer ferramentas teóricas necessárias para a reflexão sobre a arte e a produção artística.

Com  carga horária de 80 horas, a capacitação está dividida em quatro módulos, compreendendo tópicos como indústria cultural, estética e política, arte e psicanálise e o tema do fim da arte. A partir da conjugação desses temas e exemplos da arte contemporânea, serão discutidas as contribuições de autores como Kant, Hegel, Nietzsche, Adorno, Jacques Rancière e Arthur Danto – problematizando, com diferentes nuances, a própria questão do que é a arte e seu lugar hoje na sociedade, como também ampliando a reflexão sobre a dimensão estética para além da arte.

3emeio / Divulgação

SAIBA MAIS
Filipe Campello é doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt com uma tese sobre a relação entre política e afetos. Obteve o mestrado em Filosofia pela PUC-RS e a graduação também em Filosofia pela UFPE. Participou também de projetos de pesquisa em filosofia política, no grupo de estudos em teoria crítica no Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt, além da participação em diversos eventos internacionais. Tem publicações no Brasil e no exterior sobre temas como natureza humana, subjetividade, teoria crítica e idealismo alemão. Dentre elas, destacam-se: “A ambivalência do desejo” (In: “Natureza em Hegel”); “Axel Honneth y la renovación de la Teoría Crítica” (In: “Dialogos de teoria critica contemporanea”); “Love, Society and Agape: An Interview with Axel Honneth” (In “European Journal of Social Theory“).

< voltar para home