Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Acervo do arquiteto Armando Holanda é disponibilizado na internet

Site apresenta desenhos, croquis, projetos de arquitetura e urbanismo catalogados com o incentivo do Funcultura.

 

site_armando_holanda

Milhares de desenhos, croquis, projetos de arquitetura,urbanismo e paisagismo do escritório do arquiteto pernambucano Armando de Holanda Cavalcanti passam a se tornar disponíveis para consulta nesta quarta-feira (25/03) com o lançamento do site www.armandoholanda.com. Armando Holanda (1940-1979) foi um importante arquiteto modernista, bastante conhecido pelo seu livro “Roteiro para Construir no Nordeste” e por ser idealizador do Parque Nacional Histórico dos Guararapes. A página na internet é resultado do inventário do acervo proposto por projeto cultural incentivo pelo Funcultura, do Governo de Pernambuco.

O lançamento do site será realizado nesta quarta-feira (25/03), às 17h, no Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, centro do Recife. Durante o lançamento, haverá apresentação do inventário pelos pesquisadores, sessão de depoimentos de arquitetos e urbanistas e mesa redonda para debate com o público. O acesso é livre, aberto aos interessados gratuitamente. Veja a programação do evento AQUI.

A iniciativa do inventário é da doutora em arquiteta Guilah Naslasvsky, coordenadora do Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (LIAU), vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto foi coordenado por Adriana Freire e contou com parceria da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CnPq).

A criação do site www.armandoholanda.com é a última etapa de um longo trabalho de catalogação, higienização, realização de pequenos reparos, digitalização e armazenamento das pranchas originais em tubos de PVC e mapoteca. “A importância dessa iniciativa não é só a conservação do material, mas também a sua divulgação com o site, incentivando novas pesquisas e o reconhecimento do valor patrimonial da arquitetura moderna em Pernambuco”, declara Guilah Naslasvsky.

O acervo, atualmente preservado, foi doado pela família do arquiteto a UFPE em 1999, mas não tinha manutenção adequada. “Em 2013, com a aprovação do projeto cultural pelo Funcultura, demos início ao nosso trabalho de conservação dos documentos. Foi constituída uma equipe multidisciplinar, que trabalhou durante um ano no LIAU. Dessa maneira, foi criada uma parceria com o Liber (Laboratório de Tecnologia do Conhecimento). Assim, a nossa base de dados está disponível para consulta através do sistema de gerenciamento de acervos digitais – Clio”, explica a coordenadora do projeto, Adriana Freire, arquitetura com mestrado em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha e atualmente doutoranda na Université Paris 1/Panthéon-Sorbonne.

ARQUITETURA E URBANISMO – O Funcultura já incentivou outros projetos dedicados a preservação e manutenção de acervos de arquitetura e urbanismo, como o inventário dos trabalhos da arquiteta Janete Costa (www.janetecosta.arq.br) e a catalogação do da Biblioteca Pavilhão Luiz Nunes, instalada na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Pernambuco (IAB/PE), situada na Rua Jenner de Souza, n° 130, no bairro do Derby, no Recife.

Serviço:
Lançamento do site do Inventário do Acervo do Arquiteto Armando Holanda – www.armandoholanda.com
Data: 25 de março (Quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), Bairro de São José, Recife.
Acesso gratuito.

< voltar para home