Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Adriana Carneiro apresenta o solo Mundo ao Redor no Marco Camarotti

Com incetivo do Funcultura, atriz dá início à turnê do espetáculo que, em 2015, passará por várias cidades pernambucanas

A bailarina pernambucana Adriana Carneiro encena, neste sábado (22), às 20h, o solo de dança Mundo ao Redor, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro). No domingo (23), o espetáculo acontece a partir das 19h. Com incentivo do Funcultura, as sessões terão, pela primeira vez, o recurso da audiodescrição, que permitirá às pessoas com deficiência visual acompanhar toda a performance da artista no palco.

A montagem, que oferece interação midiática de software livre e a dança contemporânea em tempo real, usa como ponto de partida imagens captadas em vídeo no centro recifense. E, para pensar o sentido do corpo transeunte, a intérprete-criadora associou-as, então, à teoria de Umwelt (criada por Jacob Von Uexkül, biólogo e filósofo estoniano de origem alemã), que indica que a mente é quem interpreta o mundo e cria o seu ambiente. “O corpo a corpo, o corpo sistema, o sistema que agrega corpos e que se move em uma constante leva, às vezes circular, às vezes linear e, assim, cria a dança do indivíduo. Aquele que cria o seu próprio Umwelt, aceitando seu corpo como parte integrante de um sistema e que não existiria se não fosse a presença dos homens, dos corpos e das coisas”, sintetiza a bailarina sobre o fio condutor do espetáculo. E complementa: “A abordagem estética do espetáculo sintetiza fusão de linguagens, envolvendo fluxos de movimentos, palavras, projeções de imagens e a interação do imagético projetado com e no corpo em tempo real”.

(Foto: Carolina Seabra/Divulgação)

(Foto: Carolina Seabra/Divulgação)

Histórico
Formada em dança contemporânea na Áustria, onde morou por 15 anos e estudou no Konservatorium Wien Privatuniversität, Adriana Carneiro estreou o projeto Mundo Ao Redor em 2012, na Casa Mecane. O espetáculo já foi contemplado com o Prêmio de Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura do Recife em 2009; o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, da Funarte, em 2013, com circulação nacional pelas regiões Norte e Centro Oeste do Brasil (em agosto, o solo integrou a programação do 5º Mova-se - Festival de Dança Solos , Duos e Trios, em Manaus); e, recentemente, conquistou o edital do Funcultura/Governo do Estado  de Pernambuco, com previsão de uma turnê regional pelo Estado, incluindo essas duas sessões no Teatro Marco Camarotti, e outras apresentações pelas cidades do interior pernambucano, em 2015.

Serviço
Espetáculo Mundo ao Redor

Quando: sábado (22), às 20h; domingo (23), a partir das 19h
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) – Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro. Tel.: 3216-1728
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

< voltar para home