Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Ana Farache lança “Fotografias Coloridas à Mão” no Recife

Publicação contou com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura

A fotógrafa Ana Farache lança, nesta terça-feira (13), o livro Fotografias Coloridas à Mão. O livro reúne 48 fotografias produzidas em preto e branco (p&b) e coloridas à mão com aquarela líquida. O evento ocorre na Arte Plural Galeria, às 19h.

Ana Farache

Ana Farache

Artista trabalhou com técnica de aplicação manual sobre as fotografias

Com esse trabalho, Ana Farache resgata a antiga técnica de aplicação manual sobre cópias monocromáticas, numa delicada intervenção que faz parte da história da imagem fotográfica. “Sempre fui fascinada pelos álbuns de família do início do século passado que guardavam cartões postais e fotografias aquareladas”, lembra a artista.

O primeiro contato da fotógrafa com o processo de aplicação de cor em fotos p&b se deu, em meados dos anos 1970, no Mercado de São José, centro do Recife. Ali conheceu um fotógrafo que usava anilina de bolo para pintar os retratos que tirava na praça com sua tradicional e artesanal câmera lambe-lambe. Depois desse encontro, Ana partiu para colorir seus próprios registros.

As imagens do livro Fotografias Coloridas à Mão foram realizadas em Pernambuco, entre os anos de 1978 e 2000. E, em todas, Ana seguiu basicamente o mesmo processo: fotografar em preto e branco, revelar o filme, ampliar a cópias, banhar com solução sépia para suavizar a imagem e, finalmente, colorir com tinta aquarela líquida bem diluída. Todo o trabalho foi realizado no laboratório que durante muitos anos manteve em casa.

Para Georgia Quintas, pesquisadora e curadora do livro, “por entre retratos, paisagens urbanas e praianas, zonas rurais e naturezas-mortas, as pinceladas de Ana Farache surgem e retribuem em toque leve, suave e artesanal, histórias de um arquivo particular que faz da memória o discurso direto, e das cores, sedução para se olhar com olhos de encantamento”.

O livro é o resultado de projeto cultural incentivado pelo Fundo Estadual de Incentivo à Cultura – Funcultura/Governo de Pernambuco. Em formato de álbum, com capa dura e costurado, a publicação será vendida por R$ 20,00. Na ocasião, serão colocadas à venda algumas reproduções das fotografias impressas em papel especial totalmente algodão pela ADI – Atelier de Impressão.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Fotografias Coloridas à Mão, de Ana Farache
Data: 13 de outubro (terça-feira), às 19h
Local: Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, no Bairro do Recife
Valor: R$ 20,00
Informações: 3424.4431

< voltar para home