Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Aplicativo para celular aborda o patrimônio material do Recife e de Olinda

A ferramenta poderá ser baixada gratuitamente e usada em smartphones e tablets, nas plataformas Android ou iOS.

Postal10x15cm_Funcultura

A tecnologia pode ser uma grande aliada da educação e da cultura. Pensando nisto, o Funcultura incluiu no edital 2013/2014 uma nova linha de ação para projetos de desenvolvimento de aplicativos na área de Patrimônio. Nesta quarta-feira (10/06), um projeto aprovado nessa linha é lançado ao público. O aplicativo Patrimônio PE Mobile, idealizado pela Oráculo Consultoria e Produção Cultural, reúne informações sobre doze construções e conjuntos arquitetônicos do Recife e Olinda, considerados importantes bens do patrimônio material pernambucano. O lançamento acontece no Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, a partir das 16h.

No evento, haverá a exibição de vídeo sobre o aplicativo, uma mesa de debates sobre o desenvolvimento da ferramenta, com demonstração do software, e em seguida coquetel com o pocket show instrumental grupo Saracotia. O acesso é gratuito.

O aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita e usado em smartphones e tablets, nas plataformas Android ou iOS. Os dados de cada bem arquitetônico abordados no aplicativo foram reunidos pela professora e doutora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, Julieta Leite. Além dos textos em português, o conteúdo também está disponível em inglês, francês e espanhol, tornando-se acessível para o público estrangeiro interessado, seja turista, estudante ou pesquisador.
No Recife, o aplicativo apresenta a Igreja Madre de Deus, a Casa Museu de Gilberto Freyre, o Mercado de São José, o Teatro de Santa Isabel, a Sinagoga Kadosh Zur Israel e o Pátio de São Pedro. Já em Olinda, são retratados o Museu de Arte Contemporânea, o Convento de São Francisco, o Sobrado Mourisco, a Igreja do Carmo, a Caixa d’Água e a Catedral da Sé. Uma curiosidade é que algumas dessas localidades, a exemplo da Sinagoga Kadosh Zur Israel e do Convento de São Francisco, marcam as primeiras ocupações populacionais tanto no Recife como em Olinda.

SERVIÇO
Lançamento do aplicativo Patrimônio PE Mobile

Quarta-feira (10/06), às 16h
Local: Paço do Frevo – Praça do Arsenal, Bairro do Recife.
Acesso gratuito

< voltar para home