Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Arcoverde recebe o lançamento do projeto Conexão Catimbau

Com incentivo do Governo de Pernambuco, projeto lança novo site de sua web rádio, o catálogo Conexão Catimbau e a reedição do disco "Recordações", da Jaraguá Mulungu

Costa Neto

Costa Neto

Músico e locutor da Catimbau, Cacau Arcoverde é o produtor por trás do projeto que busca ampliar a difusão da produção de Pernambuco

Por Camila Estephania

O caminho da música só é completo quando alcança o ouvinte, mas se engana quem pensa que a batalha dos artistas para atingir esse objetivo se encerra com a gravação do disco. Parte fundamental da cadeia produtiva, o registro fonográfico precisa ser compartilhado para que os artistas formem o seu público. Para colaborar com esse processo de difusão da música pernambucana, o projeto Conexão Catimbau lança três produtos voltados para a área nesta quarta-feira (14) com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

O evento gratuito de lançamento acontecerá às 20h, no Ponto de Cultura Orquestra Sertão, que fica em Arcoverde, e irá apresentar o novo site da Web Rádio Catimbau, o volume 1 do catálogo Conexão Catimbau e a reedição do disco “Recordações”, da banda arcoverdense Jaraguá Mulungu. “Os artistas daqui até decolam, mas não têm espaço nas rádios. Essa é a música que o Brasil não está ouvindo e a gente vê que isso é um gargalo na produção independente daqui e de cultura popular. Através da rádio, podemos nos ligar com públicos e artistas até de fora do país”, explica o produtor Cacau Arcoverde, que assina o projeto e também é músico da Jaraguá Mulungu.

Há quatro anos no ar de forma independente, a Web Rádio Catimbau ganha novo endereço virtual (www.catimbau.com.br) onde terá transmissão ao vivo através de streaming. O incentivo do Funcultura chega para oferecer mais suporte técnico ao canal, que agora contará com melhor qualidade de transmissão e hospedagem. “Ano passado fui convidado para ir para alguns eventos através da rádio e tivemos um retorno impressionante, ela foi super acessada”, observa ele sobre o interesse crescente do público e a importância de fomentar o veículo, que é voltado exclusivamente para a música independente pernambucana e a cultura popular. Entre as novidades programadas para os próximos meses, por exemplo, também está uma parceria com o Paço do Frevo, para que a rádio virtual do museu ganhe um horário fixo na programação da Catimbau, onde será garantido a veiculação do frevo durante o ano inteiro.

O volume 1 do catálogo Conexão Catimbau também é outra vertente entre as iniciativa que buscam levar a música do Estado até o público. “É um mapeamento de 48 artistas e grupos de todas as regiões de Pernambuco. A maioria não tem acesso às mídias e o objetivo é divulgar essa produção, porque tem muita artista que lança disco e ninguém fica sabendo”, explica Cacau, que planeja distribuir gratuitamente o material em festivais e feiras de música. Inclusive, durante o evento de lançamento, os presentes também poderão levar o livreto sem pagar por ele. O catálogo trará o contato e uma apresentação de cada artista, tais como Soneto de Preto, de Arcoverde, Grupo Ororubá, de Pesqueira, e Tercina, de Tracunhaém, incluindo alguns nomes mais consolidados como Juliano Holanda, Geraldo Maia e Isadora Melo. A proposta é trazer um amplo panorama do cenário estadual.

Originalmente gravado em 2007, o disco “Recordações”, do grupo Jaraguá Mulungu também será relançado em versão repaginada. A reedição completa a tríade do projeto Conexão Catimbau, cujo lançamento também contará com shows do Terno de Pífano Jaraguá Mulungu, Tenório Barros, Banda de Pífanos Santa Luzia e Orquestra Sertão, além de performance do próprio Cacau Arcoverde, que apresentará ainda uma exposição de xilogravuras com o tema “rádio e instalação musical”.

SERVIÇO
Lançamento do projeto Conexão Catimbau
Quando: Quarta-feira, 14/03, às 20h
Onde: Ponto de Cultura Orquestra Sertão (Avenida Zeferino Galvão, Centro – Arcoverde)
Entrada Gratuita

< voltar para home