Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Assista ao teaser do filme de Alceu Valença: “A Luneta do Tempo”

O drama musical estreia no Festival de Gramado, com Irandhir Santos e Hermila Guedes nos papéis de Lampião e Maria Bonita.

Reprodução

A Luneta do Tempo / Divulgação

Escrito e dirigido por Alceu Valença, longa tem influência da literatura de cordel.

“A Luneta do Tempo” é o nome do filme que Alceu Valença lançou, na noite de quarta-feira (13), no 42º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. Isso mesmo filme. A nova obra do compositor pernambucano é um longa-metragem, que marca sua estreia como cineasta, mas que não deixa a música de lado. “A Luneta do Tempo” é um drama musical que narra uma historia cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos.  Escrito e dirigido por Alceu Valença, o filme concorre ao prêmio Kikito na categoria longas brasileiros. Na ocasião, Alceu lamentou a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O jornalista e cineasta pernambucano Júlio Cavani também marcou presença no festival com o curta-metragem “História Natural”, exibido no último domingo (10) também concorrendo a premiação. Os dois filmes tiveram incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco.

Com Irandhir Santos e Hermila Guedes nos papéis de Lampião e Maria Bonita, “A Luneta do Tempo” reúne amor e cangaço, aboiadores, emboladores, violeiros, grupos de forró e cavalo marinho, poesia e circo. Para o elenco, também foram escalados os músicos Ari de Arimateia, Tito Lívio, Khrystall e Charles Teony, que estrearam como atores. Os diálogos do filme são inspirados na literatura de cordel e a trilha sonora foi composta por Alceu. As cenas foram gravadas no Agreste de Pernambuco, nos municípios  São Bento do Una (cidade natal de Alceu), Belo Jardim, Pesqueira e Brejo da Madre de Deus (Nova Jerusalém) em 2009 e 2011.

Na década de 70, Alceu já tinha participado do mundo do cinema como ator em “A Noite do Espantalho”, de Sérgio Ricardo. No seu filme, Alceu volta a atuar rapidamente no papel de um palhaço de circo, o “Velho Quiabo”, personagem conhecido daqueles que acompanham sua carreira. O seu filho, Rafael Valença, também faz participação no filme.


SAIBA MAIS

A Luneta do Tempo
Direção: Alceu Valença
Classificação Indicativa: 12
Duração: 97 minutos
Sinopse: A Luneta do Tempo, filme de estreia do grande cantor e músico brasileiro Alceu Valença, é um drama musical que utiliza mitos populares da cultura brasileira para narrar uma historia cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos. Tendo como pano de fundo o sertão pernambucano – sua gente e sua cultura, o cordel, o cangaço, o cinema e o circo – A Luneta do Tempo é um drama universal carregado de poética singular, onde a realidade e o onírico se misturam revelando a alma agreste do Brasil profundo.

Ficha técnica
Empresa produtora: Focus Films e MV Produções
Produção: Tuinho Schwartz e Yanê Montenegro
Roteiro: Alceu Valença
Elenco: Irandhir Santos, Hermila Guedes, Servilio Holanda, Hélder Vasconcelos, Ari de Arimatéia, Charles Teony, Khrystall, Ana Claudia Wanguestel, Ceceu Valença.
Direção de Fotografia: Luis Abramo
Direção de arte: Moacyr Gramacho
Trilha musical: Alceu Valença
Montagem: Tuco
Trilha Sonora Original (compositor): Alceu Valença
Desenho de Som: Jorge Saldanha

Cleiton Thiele/PressPhoto

Cleiton Thiele/PressPhoto

Júlio Cavani exibiu o curta-metragem “História Natural”, seu segundo filme, em Gramado.

História Natural
Direção: Júlio Cavani
Classificação Indicativa: 10
Duração: 12 minutos
Sinopse: No meio de uma floresta, no alto de uma árvore, um homem encontra um misterioso objeto orgânico.

Ficha técnica
Produção: Marilha Assis
Roteiro: Júlio Cavani
Elenco: Norberto de Souza
Direção de Fotografia: Pedro Sotero
Direção de arte: Giuliano Calife
Trilha musical: Marcelo Campello e Henrique Vaz
Montagem: Isabela Stampanoni
Trilha Sonora Original (compositor): Marcelo Campello e Henrique Vaz
Desenho de Som: Guga Rocha

< voltar para home